Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Câmara cria secretaria dedicada a defender direitos e imunidade dos parlamentares

2025-04-10 HaiPress

Plenário da Câmara dos Deputados durante votação — Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 09/04/2025 - 21:49

Câmara aprova secretaria para proteger direitos parlamentares

A Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma secretaria para defender os direitos e imunidades dos parlamentares. A proposta,introduzida sem estar na pauta inicial,foi aprovada com urgência e de forma simbólica,sem votos registrados. O órgão não criará novos cargos,apenas remanejamento de funcionários,e visa garantir a plena atuação parlamentar sem interferências,fortalecendo a independência legislativa e o regime democrático.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que cria uma secretaria dedicada a defender as prerrogativas e imunidades dos parlamentares. A proposta não estava inicialmente na pauta e foi colocado durante a sessão desta quarta-feira. Os deputados aprovaram a urgência e na sequência o mérito do texto. A votação foi simbólica,sem registro de votos.

A proposta não precisa passar pelo Senado e entrou em vigor imediatamente após a votação,já que é um projeto de resolução da Câmara. De acordo com o vice-presidente da Casa,Altineu Cortes (PL-RJ),a criação do órgão não prevê novos cargos,e funcionários devem ser apenas remanejados.

A secretaria terá o objetivo de “assegurar que o exercício do mandato parlamentar se dê em sua plenitude,sem interferências indevidas e com respeito às garantias constitucionais que protegem a atividade legislativa”.

Na justificativa,o presidente da Câmara,Hugo Motta (Republicanos-PB),disse ainda que “a sistematização de ações voltadas à proteção das prerrogativas e imunidades dos deputados é essencial para a preservação da independência do Poder Legislativo e para a solidez do regime democrático”.

Em seu discurso,pouco antes de ser eleito presidente da Casa,Motta já havia destacado a necessidade de manter a atuação da Câmara sem interferências externas e de forma harmônica com os demais Poderes.

Em fevereiro deste ano,a Polícia Federal fez uma operação contra o deputado Afonso Motta (PDT-RS) e incomodou os parlamentares,que cogitaram ressuscitar a chamada PEC da Blindagem,que propunha limitar ações da PF dentro da Câmara.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap