Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Governo tem ‘expectativa’ de que preço do ovo cairá após a Páscoa, diz ministro da Agricultura

2025-04-10 IDOPRESS

Carlos Fávaro,ministro da Agricultura e Pecuária — Foto: Claudio Reis

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 09/04/2025 - 18:23

Governo prevê queda nos preços dos ovos e carne após a Páscoa

O governo brasileiro espera que o preço dos ovos caia após a Páscoa,segundo o ministro da Agricultura,Carlos Fávaro. A queda nos preços também é esperada para outros alimentos,como carne bovina. O aumento das exportações de ovos,que cresceram 342,2% em março,e um clima mais ameno após abril,devem contribuir para essa redução. O presidente Lula destacou preocupação com a alta dos preços,buscando explicações para o fenômeno.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O ministro da Agricultura e Pecuária,Carlos Fávaro,disse nesta quarta-feira que tem a expectativa de que os preços dos ovos caiam após a Páscoa. Segundo o ministro,os preços dos alimentos “já estão cedendo e vão ceder mais”.

— Já vem caindo (o preço dos alimentos). Hoje eu recebi um dado do varejo e do atacado para a carne bovina,que no varejo ela já caiu,e no atacado ainda muito mais. Mostra que com o tempo de consumir o estoque do preço antigo vai cair mais ainda no varejo,como está se mostrando no atacado — disse Fávaro na saída do Ministério da Fazenda após reunião com Fernando Haddad.

Segundo o ministro,a mesma lógica que está sendo observada nos preços da carne bovina serve para outros alimentos,como os ovos,óleo de soja e feijão.

— Tem expectativa de que após a Páscoa os preços dos ovos também venham a ceder um pouco. Então a gente está muito confiante de que as medidas tomadas de forma ortodoxa,sem nenhum tipo de pirotecnia,de estímulo à safra brasileira,safra sendo colhida muito positiva,os preços dos alimentos vão ceder na ponta para o consumidor,mais do que estão hoje,já estão cedendo e vão ceder mais — completou Fávaro.

O consumo de ovos aumenta durante o tempo de quaresma,período entre março e abril,que se encerra na Páscoa,em que muitos devotos cristãos não consomem carne,usando o ovo como alternativa para proteína. Com uma demanda maior,a tendência é que o preço aumente durante esse intervalo de tempo.

Além disso,o país também deve contar com um clima mais ameno após abril,e isso aumenta a produção,pois as galinhas botam menos ovos no calor intenso.

Preocupação

O preço do ovo é um assunto constante nos discursos recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,que já afirmou que quer encontrar uma solução para a alta no valor do produto no mercado interno.

Segundo Lula,“alguém está passando a mão” e ganhando em cima do preço alto do ovo.

— Estamos agora com um problema de alimento,vocês sabem,o ovo está caro. E até hoje não encontrei uma explicação para o ovo estar caro. Não tem explicação. Alguém está passando a mão. E nós queremos saber quem é. A carne vai baixar,vocês podem ter certeza de que vocês vão voltar a comer picanha outra vez — afirmou o petista durante evento em Sorocaba,no interior de São Paulo.

Exportações recorde

Em meio à alta do preço do produto,as exportações brasileiras de ovos registraram aumento de 342,com os Estados Unidos como principal destino,segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Em março foram embarcadas 3.770 toneladas,em comparação a 853 toneladas no mesmo período de 2024.

Segundo a ABPA,no acumulado do ano,entre janeiro e março,as exportações atingiram 8,6 toneladas,um aumento de 97,2% em relação ao mesmo período de 2024. Também houve crescimento de 116,1% na receita obtida com importações,chegando a US$ 17,77 milhões neste ano.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap