Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Após crise, PT avança em pacto para unificar apoio a Edinho Silva na presidência da sigla

2025-04-11 HaiPress

O ex-prefeito de Araraquara (SP),Edinho Silva ( PT ) — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

A CNB (Construindo um Novo Brasil),corrente majoritária do PT,deu,nesta semana,o maior passo para unificar seu apoio em torno do ex-prefeito Edinho Silva para a presidência do partido.

Depois de embates e troca de farpas,sentaram à mesma mesa para um almoço,na quarta-feira (9),a tesoureira do PT,Gleide Andrade,o senador e presidente interino no PT,Humberto Costa,o senador Beto Faro,os deputados Jilmar Tatto,Carlos Veras e José Guimarães,e o próprio Edinho. O encontro ocorreu na sede do PT nacional,em Brasília,e teve como pauta a unificação da CNB em torno da candidatura do ex-prefeito,que é o nome preferido de Lula para presidir o PT.

Segundo presentes no encontro,ficou acertado que a CNB não lançará outro candidato nas eleições internas do partido. Com isso,a chance de Edinho Silva ser eleito no primeiro turno da disputa interna cresce consideravelmente. A ideia é que Humberto Costa leve ao próprio Lula a notícia sobre o acordo,após a Páscoa.

Há poucos dias,a ministra Gleisi Hoffmann e o presidente da fundação Perseu Abramo,Paulo Okamotto,também tiveram uma conversa com Lula sobre esse tema. Eles afirmaram que não há interesse em ir contra Edinho,já que o ex-prefeito é o preferido do presidente para assumir o comando do PT. Com isso,sinalizaram a Lula que a CNB não lançará outro nome.

Esse grupo,no entanto,não quer dar a Edinho o controle do PT de “porteira fechada”. A ideia é ter uma espécie de moeda de troca pelo apoio unificado da CNB à candidatura do ex-prefeito. Essa moeda consistiria na indicação do próximo tesoureiro do partido. O nome de consenso,por enquanto,é o da atual secretária de finanças do PT,que seguiria no posto.

Num passado recente,Edinho já sinalizou que não pretendia mantê-la no cargo. Aliados de Edinho afirmam que ele não pretende fazer esse tipo de negociação agora e que quer discutir as secretaria no momento em que as novas direções do PT forem compostas. A ala ligada a Gleide,porém,promete pressionar o ex-prefeito para que esse acordo seja firmado em breve.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap