Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Câmara faz teatro de má qualidade para cassar Glauber Braga

2025-04-11 IDOPRESS

Glauber Braga cumprimenta o ator Marco Nanini no Conselho de Ética da Câmara — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 10/04/2025 - 22:33

Câmara avalia cassação de Glauber Braga após incidente com MBL

A Câmara dos Deputados está envolvida em um processo controverso visando a cassação de Glauber Braga,do PSOL,após um incidente com um militante do MBL. Braga,crítico de Arthur Lira e do orçamento secreto,é acusado de quebrar o decoro parlamentar. O caso levanta questões de justiça,comparado a situações mais graves tratadas com leniência. Marco Nanini,presente na sessão,descreveu o evento como um "teatro caótico".

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Em cartaz em Brasília com o monólogo “Traidor”,Marco Nanini passou a quarta-feira no Congresso. Foi assistir à sessão do Conselho de Ética que discutiria a cassação do deputado Glauber Braga. “Como estou na cidade,me senti no dever de ir”,explica o ator,que enfrentou seis horas de falatório e gritaria numa sala cheia e abafada.

Glauber é acusado de quebrar o decoro ao agredir um militante do MBL que xingou sua mãe de “safada”. Não foi seu único entrevero com o provocador,que costuma se infiltrar em atos da esquerda para causar tumulto e viralizar nas redes sociais. Em 2024,ele usou a tática para se candidatar a vereador pelo Novo. Coincidentemente,o partido apresentou a representação contra o deputado do PSOL.

A violência não pode ser tolerada na política,e Glauber merece alguma punição pelo descontrole. Mas a cassação do mandato parece uma pena exagerada,a julgar pelas circunstâncias do caso e pelo histórico recente da Câmara.

No ano passado,a Polícia Federal prendeu o deputado Chiquinho Brazão,acusado de encomendar o assassinato da vereadora Marielle Franco. Trancado num presídio de segurança máxima,ele continua a receber salário e verba de gabinete. Em outro episódio rumoroso,o deputado Delegado Da Cunha virou réu por violência doméstica após espancar e ameaçar matar a ex-mulher. O Conselho de Ética encerrou o caso com uma mera censura verbal.

Ao recomendar a cassação de Glauber,o relator Paulo Magalhães disse que ele maculou “a honra e a dignidade do Parlamento”. O deputado é o mesmo que,em 2001,bateu no autor de um livro com denúncias contra seu tio Antonio Carlos Magalhães. O caso foi noticiado pelo GLOBO com uma foto de Magalhães,o sobrinho,sendo contido por aliados. “Socos e pontapés na Câmara — Deputado agride jornalista para defender ACM”,registrou o jornal.

Até os tapetes do Congresso sabem que a confusão com o militante do MBL é um pretexto para cassar Glauber. Ele entrou na mira ao se lançar em cruzada contra Arthur Lira e o orçamento secreto. Ontem o ex-presidente da Câmara,que acaba de comprar uma mansão de R$ 10 milhões,disse não ter nenhuma ligação com o processo.

Eleitor do PSOL,Marco Nanini deixou o Conselho de Ética com a impressão de que o debate foi puro teatro. “Aquilo é um caos. Todos falam e ninguém ouve!”,espanta-se.

Dois pesos: Relator do caso Glauber também agrediu homem na CâmaraCaso Marielle: Relator do caso Glauber foi contra cassar Chiquinho Brazão

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap