Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Mario Vargas Llosa: conheça algumas das obras-primas do Nobel de Literatura

2025-04-14 HaiPress

O escritor e Nobel de Literatura Mario Vargas llosa — Foto: Pierre-Philippe MARCOU / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 13/04/2025 - 22:21

Morre Mario Vargas Llosa,Nobel de Literatura,aos 89 anos

Mario Vargas Llosa,renomado escritor peruano e Nobel de Literatura,faleceu aos 89 anos. Entre suas obras-primas,destacam-se 'Conversas no Catedral',que critica a corrupção no Peru dos anos 1950,e 'Pantaleão e as visitadoras',uma sátira à hipocrisia moral. Outras obras incluem 'Tia Júlia e o escrevinhador','A guerra do fim do mundo' e 'Travessuras da menina má',cada uma explorando temas complexos e estilos narrativos únicos.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

No final do ano passado,chegou ao Brasil o último romance de Mario Vargas Llosa,'Dedico a você meu silêncio',sobre um crítico musical que busca entender seu país pela arte. O escritor peruano,Nobel da Literatura,morreu aos 89 anos.

Conheça a seguir outras obras essenciais do escritor.

Livro de Vargas Llosa — Foto: Reprodução

'Conversas no Catedral' (1969)

Romance que consolidou Vargas Llosa como um dos grandes nomes da literatura. Um jornalista e o antigo motorista de seu pai se encontram em um pequeno bar chamado Catedral. Em uma série de reminiscências e diálogos,os dois repassam suas trajetórias em uma sociedade marcada pela corrupção e a decadência moral. O panorama político e social do Peru dos anos 1950 reflete a desilusão de Llosa com o autoritarismo e a busca pela identidade de uma nação.

'Pantaleão e as visitadoras' (1973)

As “visitadoras” do título são prostitutas que atendem a tropas do Exército na Amazônia peruana. Sempre num tom satírico,Llosa usa diferentes formatos narrativos,como relatórios oficiais e missivas,para atacar a hipocrisia moral,os pesadelos das instituições burocráticas e outros alvos recorrentes em sua obra.

'Tia Júlia e o escrevinhador' (1976)

Misturando humor e experimentação narrativa,o autor mostra o impacto cultural das radionovelas na região ao mesmo tempo em que reflete sobre os desafios da criação.

'A guerra do fim do mundo' (1981)

Neste que é um de seus livros mais celebrados,Llosa revisita a Guerra de Canudos por meio de uma narrativa complexa e polifônica. A partir de múltiplas perspectivas,trata o conflito como um choque entre modernidade e tradição e dá uma nova dimensão a figuras como Antônio Conselheiro.

'Travessuras da menina má' (2006)

Carregada de elementos autobiográficos,este sucesso tardio narra a relação nada convencional entre um tradutor peruano que busca estabilidade em Paris e “a menina má”,mulher enigmática e camaleônica que surge em sua vida sob diversas identidades ao longo de décadas.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap