Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

MP denuncia Marçal por insinuar que pai de Tabata Amaral teria morrido enquanto deputada fazia intercâmbio

2025-04-15 HaiPress

Tabata Amaral (PSB) entrou com representação criminal contra Pablo Marçal (PRTB) por declaração sobre o pai dela — Foto: Fotos de Maria Isabel Oliveira/O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 14/04/2025 - 18:24

Pablo Marçal é denunciado por difamação contra Tabata Amaral em SP

O Ministério Público Eleitoral denunciou Pablo Marçal por difamação contra Tabata Amaral,durante a pré-campanha à prefeitura de São Paulo. Marçal insinuou que Tabata foi responsável pela morte do pai ao estudar no exterior. Tabata esclareceu que estava no Brasil no momento do suicídio. A denúncia,que menciona a repercussão do caso,será analisada pela Justiça Eleitoral.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O Ministério Público Eleitoral denunciou,nesta segunda-feira (14),o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) pelo crime de difamação contra a deputada federal Tabata Amaral (PSB) quando os dois concorriam à prefeitura de São Paulo,no ano passado. A promotoria da 1ª Zona Eleitoral do Estado entendeu que o candidato feriu o Código Eleitoral ao insinuar em entrevista que a adversária teria contribuído para a morte do pai ao fazer um intercâmbio aos 18 anos.

— Eu também tive um pai que foi alcoólatra,mas a família ajudou ele e ele deixou o alcoolismo. O pai dela,ela foi para Harvard e o pai dela acabou morrendo. Igual imagino o que ela pode fazer com o povo de São Paulo — disse Marçal em podcast ao vivo transmitido pela revista IstoÉ,no dia 4 de julho,ainda no período de pré-campanha,quando ambos ainda não tinham sido oficializados pelos seus partidos.

A parlamentar depois foi às redes sociais para explicar que estava no Brasil quando o pai cometeu suicídio e chamou o ex-coach de "sujeitinho":

— No fim,ele estava sofrendo demais. Na mesma semana em que fui aceita em Harvard (universidade nos Estados Unidos),ele cometeu suicídio. Foi o momento mais difícil da minha vida. Mas eu estava aqui quando ele morreu,não estava fora. Então,essa baixaria do Pablo Marçal sequer faz sentido — rebateu Tabata.

"Com tais palavras,Pablo ofendeu a honra objetiva de Tabata,com o indisfarçável propósito de convencer um número indeterminado de pessoas de que ela não preza sequer pelo próprio pai,razão pela qual,se eleita prefeita,não iria zelar pela população de São Paulo",escreveu o promotor Cleber Rogério Masson ao pedir a condenação do candidato,que está inelegível por conta de outro processo em primeira instância e apresentou recurso.

O MP menciona a repercussão do vídeo,com mais de 850 mil visualizações no YouTube,para sustentar que a imputação pode ter determinado condições para Marçal angariar "votos que poderiam ser a ela destinados". A denúncia será analisada pela Justiça Eleitoral,e uma eventual condenação deve reverter no pagamento de indenização a ser fixada pelo magistrado. A promotoria abriu mão de sugerir valores.

A investigação ocorreu a partir de uma representação apresentada por Tabata ainda em setembro de 2024. O GLOBO procurou as equipes de Pablo Marçal e Tabata Amaral,mas nenhuma delas enviou posicionamento até o final da tarde.

(Colaborou Nicolas Iory)

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

O VCBot se torna um porto seguro para seu capital

Global Times: Brazil eyes deeper ties with China in agri-tech, infrastructure in alignment with GDI: Paraná legislator

Global Times: Tariffs on ‘Liberation Day’ unlikely to rescue American economy

Global Times: US tariffs based on flawed logic, will backfire with the US suffering most: former WTO chief Pascal Lamy

SOUEAST Establishes Saudi Subsidiary, Saudi Arabia ´s Largest Automotive Spare Parts Center

Global Times: Bessent's misjudgment of China’s economy overlooks its greater resilience against tariffs than the US

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap