Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

História da velhice num país que quase dobrou, entre 2000 e 2022, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais

2025-04-15 IDOPRESS

Novo trabalho de Mary Del Priore — Foto: Reprodução

Autora de mais de 50 livros,a historiadora Mary Del Priore está lançando este mês,pela Editora Autêntica,"Uma História da velhice no brasil". Neste livro,ela procura mostrar como a sociedade brasileira viu,tratou e representou a velhice desde os tempos coloniais até os dias atuais.

O tema faz,hoje,todo sentido. Afinal,de acordo com o IBGE,de 2000 a 2022 a proporção de pessoas com 60 anos ou mais quase dobrou,subindo de 8,7% para 15,6%. E mais: um estudo realizado pelo Banco Mundial aponta que,até 2050,o Brasil terá uma população idosa beirando os 64 milhões — ou 29,7% da população.

A historiadora cita um texto publicado em 1971 no antigo Correio da Manhã,do geriatra Mário Filizzola,cujo livro "A velhice no Brasil: etarismo e civilização" é um clássico sobre idosos.

No texto,Filizzola dizia que,depois dos 40 anos,o indivíduo virava “um marginalizado”: “Enfrentaria situações novas na família,em seu próprio corpo,no trabalho,na vida social,na vida econômica e no amor.”

Com o aumento da expectativa de vida,uma pessoa passou a ser considerada idosa não a partir dos 40 anos,mas dos 60,conforme o Estatuto do Idoso. O Estatuto,que é de 1994,certamente também já está defasado.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap