Estudantes chegam para prestar a prova do Concurso Nacional Unificado,em Brasília — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo
GERADO EM: 14/04/2025 - 18:29
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025,publicada na última semana no Diário Oficial da União,trouxe uma novidade também para os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU): com a lei em vigor será possível a convocação,nomeação e posse de 4.335 candidatos aprovados nos cargos dos Blocos 1 a 8 do certame — naqueles cargos que não exigem curso de formação. O CNU teve mais de 6 mil vagas,no ano passado. Uma nova licitação está prevista para este ano.
EBSERH 2025: FGV divulga resultado preliminar do concurso nesta segunda-feiraEmprego dos sonhos? Agência espacial paga R$ 31 mil para quem ficar deitado por 10 dias; veja imagens
Uma portaria única será publicada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nos próximos dias,autorizando o provimento de cargos em 16 órgãos e entidades federais. A medida vai permitir que os aprovados sejam nomeados de forma mais ágil e coordenada,segundo o governo.
De acordo com o Ministério da Gestão,a documentação técnica necessária já foi enviada à Secretaria de Orçamento Federal (SOF),do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO),que emite o ateste orçamentário,etapa que confirma a disponibilidade de recursos para a nomeação.
Concurso Conab 2025: Inscrições estão abertas. Salários vão até R$ 8 mil
Com a assinatura da autorização para provimento pela ministra Esther Dweck,cada órgão será responsável por publicar seus próprios atos de nomeação. A expectativa é que a convocação dos aprovados,por cada órgão,tenha início no começo de maio.
A portaria autoriza o provimento de vagas do CNU dos seguintes órgãos:
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)Ministério do Desenvolvimento,Indústria,Comércio e Serviços (MDIC)Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI)Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI)Ministério da Saúde (MS) Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC)Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)Advocacia-Geral da União (AGU)Ministério dos Povos Indígenas (MPI)Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO)Ministério da Cultura (MinC)
Webstories
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa Contate-nos SiteMap