Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Sem previsão de alta da UTI, Bolsonaro publica vídeo fazendo fisioterapia no hospital

2025-04-18 HaiPress

O ex-presidente Jair Bolsonaro na UTI do Hospital DF Star — Foto: Reprodução/Redes sociais

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/04/2025 - 18:45

Jair Bolsonaro permanece na UTI após cirurgia abdominal complexa

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado na UTI do Hospital DF Star,em recuperação de uma cirurgia abdominal de grande porte para desobstrução intestinal. Em vídeo divulgado,ele aparece fazendo fisioterapia,acompanhado da ex-primeira-dama Michelle. Bolsonaro está estável,sem previsão de alta da UTI,e recebe nutrição por via parenteral. A cirurgia visou desfazer aderências intestinais e reforçar a parede abdominal,consequência de um ataque sofrido em 2018.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI),o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece em um vídeo fazendo fisioterapia nesta quinta-feira. A gravação foi compartilhada pelo ex-presidente,em sua conta no X (antigo Twitter).

As imagens mostram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanhando o marido.

Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star,na manhã desta quinta,Bolsonaro mantém boa evolução clínica,sem dor e sem outras intercorrências. Ele continua sob cuidados intensivos no pós-operatório,após ter passado por uma cirurgia de desobstrução intestinal no início da semana.

Ainda de acordo com o hospital,o ex-presidente segue em jejum oral e recebe nutrição exclusivamente por via parenteral. A equipe médica informou que o programa de fisioterapia motora— com caminhada fora do leito — e respiratória seriam mantidos nesta quinta. Apesar da melhora,não há previsão de alta da UTI,e as visitas continuam restritas.

Como foi a cirurgia

No último domingo,o ex-presidente precisou passar por uma cirurgia de mais de 12 horas para desobstruir parte do intestino. A intervenção foi considerada de “grande porte” e teve o objetivo de descolar as chamadas “aderências” no órgão e reconstruir a parede abdominal.

O último boletim médico,divulgado no final da tarde desta segunda-feira,indicava que Bolsonaro estava sem dor e sem sangramentos. O ex-presidente já conseguiu sentar no leito e dar alguns passos com auxílio.

A expectativa é que seja uma internação hospitalar de pelo menos duas semanas. Até o momento,Bolsonaro está se alimentando por via intravenosa.

O ex-presidente passou por uma “laparotomia exploradora”,procedimento que consiste em cortar o abdome para examinar os órgãos internos. No caso de Bolsonaro,houve o diagnóstico de retenção do trânsito do intestino. O objetivo,então,foi desfazer as “aderências” que bloquearam a digestão do paciente. Depois,houve a reconstrução da parede abdominal,feita para reforçar a musculatura dessa parte do corpo.

A obstrução intestinal foi resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento.

O ex-presidente passou mal na última sexta-feira,no Rio Grande do Norte,após sentir os efeitos da retenção intestinal,e foi transferido no dia seguinte para o Distrito Federal. O problema de saúde do ex-presidente é uma sequela do ataque à faca contra ele há sete anos,durante a campanha de 2018.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap