Donald Trump critica Jerome Powell,presidente do Fed,mas disse que não tem intenção de demití-lo — Foto: Montagem
GERADO EM: 22/04/2025 - 19:13
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O presidente americano,disse que não tinha a intenção de demitir o presidente do Federal Reserve,apesar de sua frustração com o fato de o banco central não estar agindo mais rapidamente para cortar as taxas de juros.
Declarações nele neste sentido abalaram os mercados financeiros na semana passada,ainda que o presidente do Fed seja um cargo com mandato fixo,dada a autonomia da instituição.
Ex-Nubank: Anitta anuncia 'cofrinho' do Mercado Pago,que acirra disputa entre bancos digitais com rendimento altoBessent:Secretário do Tesouro dos EUA diz que impasse tarifário com a China é insustentável
O presidente dos EUA não pode demitir o líder da autoridade monetária do país sem uma justa causa. O Brasil adotou a autonomia em um modelo similar há quatro anos.
— Nunca tive (intenção de demitir Powell) — disse Trump a repórteres na terça-feira. — A imprensa exagera as coisas. Não,não tenho intenção de demiti-lo. Gostaria de vê-lo ser um pouco mais ativo em relação à sua ideia de reduzir as taxas de juros.
Após lucro da Tesla despencar: Elon Musk diz que dedicará menos tempo ao governo de Trump
Na última sexta-feira,o diretor do Conselho Econômico Nacional de Trump,Kevin Hassett,disse a repórteres que o presidente estava estudando a possibilidade de demitir Powell,após uma série de postagens nas redes sociais e comentários públicos criticando o Federal Reserve.
Na semana passada,o presidente fez um ataque verbal contra Powell,pouco antes de o Banco Central Europeu reduzir sua taxa básica em um quarto de ponto percentual,para 2,25%. Trump se queixou repetidamente de que o Fed não estava cortando os juros com rapidez suficiente.
Trump reiterou essa crítica na terça-feira,mesmo ao insistir que a polêmica em torno de seus comentários — que agitou os mercados — havia sido exagerada.
— Acreditamos que este é o momento perfeito para reduzir a taxa,e gostaríamos de ver nosso presidente (do Fed) agir com antecedência ou pontualmente,em vez de com atraso — disse Trump.
Os títulos do Tesouro e o dólar mostraram maior estabilidade na terça-feira,à medida que a Casa Branca afirmou estar avançando nas negociações comerciais para reduzir as amplas tarifas anunciadas por Trump no início do mês.
Enquanto o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos teve pouca variação,os rendimentos dos papéis de dois anos subiram para 3,82% após uma demanda fraca em um leilão.
Perguntado por repórteres sobre as tarifas impostas à China,atualmente em 145%,Trump respondeu:
— (Uma tarifa) de 145% é muito alta,não será tudo isso. Será reduzida substancialmente. Não será zero.
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa Contate-nos SiteMap