Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Lula e Boric defendem multilateralismo e união entre os latino-americanos, em reunião em Brasília

2025-04-23 HaiPress

Presidente Lula e Presidente do Chile,Gabriel Boric no Palácio do Planalto — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o chileno Gabriel Boric conversaram,nesta terça-feira,sobre a ameaça ao multilateralismo no mundo,especialmente após a volta de Donald Trump para um segundo mandato à frente da Casa Branca.

Segundo interlocutores que assistiram ao encontro entre os dois líderes da esquerda sul-americana,Lula propôs que Brasil e Chile se unam em defesa da democracia.

De acordo com relatos de integrantes do governo brasileiro,Lula e Boric concordaram com a ideia de defender um mundo mais progressista,humanista e multilateral. Para isso,destacaram a importância de serem feitas alianças com países que tenham a mesma posição.

O atual cenário na América Latina,com a Argentina do presidente Javier Milei e o governo de Nicolás Maduro,na Venezuela,foram tratados com preocupação. Milei,da ultradireita,aliou-se a Donald Trump,e Maduro,ditador,foi reeleito para a presidência venezuelana,no ano passado,sob a desconfiança de parte da comunidade internacional.

A avaliação de auxiliares do presidente brasileiro foi que a visita de Boric a Brasília teve um caráter político. Para Lula,ressaltou um interlocutor,não importa o tipo de regime que vigora em um país,se de direita,centro ou esquerda,a grande prioridade na região é a integração.

Outro ponto em destaque no encontro entre os dois presidentes diz respeito à Rota Bioceânica. Boric vem falando sobre o projeto em todas as oportunidades e,para Lula,uma saída das exportações brasileiras pelo Pacífico seria um fato a comemorar.

Com mais de 3,3 mil quilômetros,a Rota Bioceânica vai ligar os portos do Sul e do Sudeste do Brasil,no Oceano Atlântico,com portos do Chile,no Oceano Pacífico,passando por Paraguai e Argentina. A expectativa do governo brasileiro é que o plano saia do papel ao longo de 2026,ano de eleição.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap