Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

AGU cria grupo para buscar recuperar valores descontados de benefícios do INSS

2025-04-24 HaiPress

Sede do INSS,em Brasília — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que criou um grupo especial para recuperar os valores irregularmente descontados de aposentados e pensionistas do INSS. Os descontos foram feitos pelo INSS no valor das aposentadorias e pensões a favor de entidades sindicais.

Uma operação deflagrada nesta quarta-feira pela Polícia Federal,em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU),investiga fraudes nos convênios com o INSS só para receber as mensalidades dos beneficiários.

O prejuízo causado pelos descontos indevidos de mensalidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas é estimado em R$ 6,3 bilhões,entre os anos de 2019 e 2024.

A AGU informou em nota que buscar também responsabilizar as entidades que promoveram os descontos ilegais e 'recuperar cada centavo desviado”.

O grupo será formado por oito advogados que vai âmbitos administrativo (extrajudicial) e judicial. Os nomes serão designados pelos órgãos de direção superior da AGU: Procuradoria-Geral Federal (PGF) e CGU.

O presidente do INSS,Alessandro Stefanutto,foi exonerado do cargo. Além disso,a AGU informou que determinou a exoneração do procurador-geral do INSS,Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho. Os dois haviam sido afastados dos cargos. Também foram afastados os diretores do órgão.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap