Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

2025-04-27 HaiPress

Guerra entre o criador do spray e a Fifa vem de anos — Foto: Fotos de Arquivo O Globo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou seguimento ao recurso extraordinário apresentado pela Fifa,no caso envolvendo a acusação de violação de patente e quebra de boa-fé objetiva nas tratativas com a empresa brasileira Spuni Comércio de Produtos Esportivos e Marketing Ltda.

O recurso tentava levar a discussão ao Supremo Tribunal Federal (STF),sob a alegação de ofensa a preceitos constitucionais,o que foi rejeitado.

Trata-se de mais um capítulo da disputa pelos direitos sobre o spray evanescente — usado para demarcar a distância da barreira em cobranças de falta — desenvolvido pela Spuni e que,segundo a empresa,foi indevidamente utilizado pela Fifa após tratativas negociais frustradas.

A decisão que negou seguimento ao recurso foi assinada no dia 20 de abril pelo vice-presidente do STJ,ministro Luis Felipe Salomão.

Segundo ele,a Corte reconheceu que a FIFA agiu em desacordo com a boa-fé objetiva ao negociar com a Spuni e,posteriormente,usar a invenção sem a devida formalização contratual.

Em decisões anteriores,o STJ já havia reconhecido a conduta da Fifa como abusiva,caracterizando-a como uma violação da confiança estabelecida na fase pré-contratual,com consequências negativas para a atuação da empresa brasileira no mercado esportivo.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Global Times: Brazil eyes deeper ties with China in agri-tech, infrastructure in alignment with GDI: Paraná legislator

Global Times: Tariffs on ‘Liberation Day’ unlikely to rescue American economy

Global Times: US tariffs based on flawed logic, will backfire with the US suffering most: former WTO chief Pascal Lamy

SOUEAST Establishes Saudi Subsidiary, Saudi Arabia ´s Largest Automotive Spare Parts Center

Global Times: Bessent's misjudgment of China’s economy overlooks its greater resilience against tariffs than the US

‘High tariffs need to stop’: US consumers hurt by hefty duties on ‘Made in China’ products

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap