Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

2025-04-27 IDOPRESS

Guerra entre o criador do spray e a Fifa vem de anos — Foto: Fotos de Arquivo O Globo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou seguimento ao recurso extraordinário apresentado pela Fifa,no caso envolvendo a acusação de violação de patente e quebra de boa-fé objetiva nas tratativas com a empresa brasileira Spuni Comércio de Produtos Esportivos e Marketing Ltda.

O recurso tentava levar a discussão ao Supremo Tribunal Federal (STF),sob a alegação de ofensa a preceitos constitucionais,o que foi rejeitado.

Trata-se de mais um capítulo da disputa pelos direitos sobre o spray evanescente — usado para demarcar a distância da barreira em cobranças de falta — desenvolvido pela Spuni e que,segundo a empresa,foi indevidamente utilizado pela Fifa após tratativas negociais frustradas.

A decisão que negou seguimento ao recurso foi assinada no dia 20 de abril pelo vice-presidente do STJ,ministro Luis Felipe Salomão.

Segundo ele,a Corte reconheceu que a FIFA agiu em desacordo com a boa-fé objetiva ao negociar com a Spuni e,posteriormente,usar a invenção sem a devida formalização contratual.

Em decisões anteriores,o STJ já havia reconhecido a conduta da Fifa como abusiva,caracterizando-a como uma violação da confiança estabelecida na fase pré-contratual,com consequências negativas para a atuação da empresa brasileira no mercado esportivo.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap