Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

BRB e Master pedem ao Cade rito sumário e aprovação integral de negócio bilionário

2025-05-06 IDOPRESS

Banco Master é alvo de uma tentativa de aquisição do BRB — Foto: Júlia Aguiar/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 05/05/2025 - 23:11

BRB e Banco Master pedem ao Cade aprovação rápida de fusão bilionária

BRB e Banco Master solicitaram ao Cade a aprovação integral e rito sumário para a compra de 58,04% do capital social do Master pelo BRB,estimada em R$ 2 bilhões. As instituições argumentam baixa participação de mercado,não afetando a concorrência nem criando posição dominante. O Cade pediu esclarecimentos adicionais e a decisão inicial cabe à Superintendência-Geral.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O BRB e o Banco Master pediram ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade),órgão de defesa da concorrência,a aprovação integral e rito simplificado na análise da operação entre as duas instituições.

Além do Cade,o Banco Central precisa dar aval à operação anunciada em março. O acordo prevê na aquisição,pelo BRB,de 58,04% do capital social do Master. O valor depende de uma série de análises sobre os ativos do banco,mas foi estimado inicialmente em R$ 2 bilhões.

Master: entenda o que preocupa o mercado nos resultados do banco em processo de venda para o BRBINSS: Planalto cobra celeridade para devolução de recursos,mas governo não tem prazo para apresentar plano

As instituições pedem que a operação seja analisada sob o rito sumário,argumentando que têm baixa participação combinada nos mercados com sobreposição horizontal. Também dizem ter “participações irrelevantes” nos mercados verticalmente relacionados.

Os dois bancos também argumentam que a operação não implica eliminação da concorrência,e não cria nem reforça uma posição dominante. “Requer-se seja a Operação pronta e integralmente aprovada”,diz o texto.

Após escândalo: INSS abre investigação interna contra 12 entidades por supostas fraudes em aposentadorias e pensões

O Cade já encaminhou pedido para uma série de esclarecimentos. Por exemplo,sobre a atuação das empresas no mercado de arranjos de pagamentos,comercialização de previdência privada e corretagem de seguros.

Inicialmente,a operação será analisada pela Superintendência-Geral do Cade,que tem poder para autorizá-la. Se a superintendência identificar problemas de concorrência,o caso sobe para o plenário. Um conselheiro também pode levá-la ao tribunal.

O BRB,instituição estatal do governo do Distrito Federal,pretende comprar apenas parte dos ativos do Master. Outra parte,como precatórios,está em negociação no mercado com outras instituições financeiras interessadas.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap