Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Oposição deve protocolar hoje pedido de CPMI para investigar fraudes no INSS

2025-05-06 IDOPRESS

A senadora Damares Alves — Foto: Roque de Sá/Agência Senado

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 06/05/2025 - 00:00

Oposição no Congresso quer CPMI para investigar fraudes no INSS

A oposição no Congresso deve protocolar um pedido de CPMI para investigar fraudes no INSS,envolvendo descontos não autorizados em aposentadorias. Apesar de já haver investigação da Polícia Federal,deputados e senadores buscam criar a comissão. A instalação depende da leitura do requerimento pelo presidente do Senado. A oposição alega que a CPMI é essencial para driblar atrasos em CPIs.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A oposição no Congresso Nacional deve protocolar nesta terça-feira o pedido para instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que pretende investigar denúncias de irregularidades envolvendo descontos nos benefícios pagos pelo INSS.

Apuração: INSS abre investigação interna contra 12 entidades por supostas fraudes em aposentadorias e pensõesINSS: Novo ministro da Previdência assinou emenda que afrouxou regras de controle de descontos

No fim de abril,uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou a existência de um esquema de descontos não autorizados feitos por sindicatos em aposentadorias e pensões.

A comissão mista tem a participação de deputados e senadores foi uma forma encontrada pela oposição para driblar a fila de CPIs da Câmara,que iria adiar o andamento desse colegiado.

INSS: Planalto cobra celeridade para devolução de recursos,mas governo não tem prazo para apresentar plano

A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) afirma ter conseguido 182 assinaturas de deputados,o suficiente para permitir a abertura da comissão. No Senado,Damares Alves (Republicanos-DF) afirma ter conseguido 29 assinaturas,número que também seria o suficiente para o início do colegiado.

Ainda existe a possibilidade da retirada de assinaturas. Nesta segunda,o líder do Republicanos,Gilberto Abramo (SP),que havia assinado o requerimento,pediu para que seu apoio fosse retirado.

O que diz o governo

O governo vem argumentando junto a líderes e deputados com maior influência nas bancadas que já existe uma investigação em curso feita pela Polícia Federal,e que uma CPMI ou CPI serviria apenas para uso político contra o Palácio do Planalto .

INSS: governo avalia sistema de contestação de autorizações de desconto antes de ressarcimento

Entre os partidos que fazem parte da base do governo,11 deputados do MDB assinaram o requerimento,11 do PSD,13 do Republicanos,14 do PP e um assinatura do PSB,do deputado Heitor Schuch (RS).

Apesar do recolhimento de assinaturas e de protocolar o pedido,a instalação de uma CPMI depende do presidente do Senado,Davi Alcolumbre (União-AP),ler o requerimento de abertura em plenário. Ou seja,a comissão para investigação do INSS só seria aberta com a concordância de Alcolumbre.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap