Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Ofensiva no interior e na TV reforça construção da candidatura de Paes ao governo do estado no ano que vem

2025-05-07 IDOPRESS

O prefeito Eduardo Paes — Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 07/05/2025 - 03:30

Eduardo Paes Foca em Segurança e Visitas ao Interior em Pré-campanha ao Governo do RJ

Eduardo Paes intensifica sua pré-campanha ao governo do Rio de Janeiro,destacando segurança pública em propagandas do PSD e realizando visitas estratégicas em cidades do interior para angariar apoio. Embora haja descontentamento com o atual governador Cláudio Castro,Paes enfrenta a força política de sua base aliada. No entanto,pesquisas indicam receptividade ao seu nome,sinalizando um cenário promissor para sua candidatura.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Inserções do PSD na TV e a movimentação de Eduardo Paes no interior e na Região Metropolitana reforçaram nas últimas semanas a construção da candidatura do prefeito da capital a governador nas eleições do ano que vem. Na televisão,Paes explorou o tema da segurança pública e indicou que “a mudança vai chegar”. Já nas ruas,ele e aliados têm visitado prefeitos,vereadores e outras lideranças políticas — parte delas descontente com o governo do estado — para costurar alianças.

'Maior escândalo da história': Nikolas volta à estética de vídeo sobre o Pix e 'envelhece' ao tratar de fraude no INSS'Papa no Vaticano','Revista Caras' e 'poesia em casamento': As ironias no julgamento do núcleo 4 da trama golpista

— A insegurança assombra as cidades do Estado do Rio. As pessoas vivem com medo dos assaltos e dos tiroteios que acontecem em plena luz do dia. Muita gente acha que essa é uma batalha perdida e que os criminosos venceram. Eu,não — diz Paes na propaganda partidária. — Há quatro anos pensavam o mesmo sobre o BRT do Rio,mas conseguimos reconstruir,ampliar e modernizar todo o sistema. Não perca a fé,a hora da mudança vai chegar.

Em outra peça veiculada nos últimos dias,quem fala é o presidente estadual do PSD,Pedro Paulo,aliado de Paes. Defensor do projeto do prefeito de disputar o Palácio Guanabara,o deputado federal conclui o vídeo com um vaticínio ainda mais incisivo:

—A hora de o PSD governar o Estado do Rio vai chegar.

Além de Paes,Pedro Paulo tem percorrido municípios. Entre março e abril,esteve em 30 deles e espera fechar neste semestre,junto com o prefeito e outros emissários,as 91 cidades fluminenses,fora a capital. As visitas buscam atrair aliados do governador Cláudio Castro (PL) e do presidente da Assembleia Legislativa,Rodrigo Bacellar (União),detentores de capilaridade e de parceiros-chave nos locais mais populosos do Rio. Para evitar constrangimentos,as visitas aos mais fiéis a Castro e Bacellar são reservadas,sem divulgação pelas redes sociais.

— Paes está muito bem nas pesquisas de intenções de voto,o que credencia o partido a trabalhar seu nome numa pré-campanha,mesmo que ele diga que não será candidato. Não tem como não trabalhar. — diz Pedro Paulo. — Há uma reclamação generalizada no interior da falta de investimentos. Não encontramos nem placas velhas,anunciando obras. Os prefeitos até gostam do Cláudio Castro,mas é um governo fraco.

O descontentamento com Castro e Bacellar,também pré-candidato ao Palácio Guanabara,abriu espaço para Paes,avaliam os interlocutores do prefeito. Se o governador é criticado pela falta de investimentos e de entregas de obras prometidas,as reclamações sobre o chefe da Alerj são por falta de espaço na agenda para prefeitos e lideranças locais.

Cálculo político

Apesar disso,o entorno de Paes trabalha com a expectativa de que o grupo de Castro chegará com força política e econômica no ano da eleição. Os partidos com o maior número de prefeituras no estado — PL,PP e União,sendo os dois últimos agora parte de uma federação — compõem a base do governador,que tem ainda outros aliados relevantes,como o MDB. Com espaços privilegiados na administração,as siglas têm dificuldade de “comprar” de forma antecipada uma candidatura de oposição,e o jogo nacional,com Paes vinculado ao presidente Lula,tende a ser outro empecilho.

Além das andanças,outra frente do prefeito tem sido o apoio a reivindicações específicas. Em abril,ele afirmou que está disposto a abrir mão de parte das receitas dos royalties de petróleo a que a capital tem direito para favorecer São Gonçalo. Com quase 1 milhão de moradores,a cidade é o terceiro maior colégio eleitoral do estado,atrás da capital e,por pouco,de Duque de Caxias. O município da Região Metropolitana,junto com Guapimirim e Magé,é autor de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) em que pede mais verbas do petróleo.

Na eleição de 2024,o principal adversário de Paes,Alexandre Ramagem (PL),decidiu dar protagonismo à segurança pública e o prefeito aproveitou o gancho para intensificar as críticas ao governo Castro. Desde então,Paes passou a abordar mais o tema. O prefeito já sugeriu uma força municipal armada,mas acabou convencido de que seria melhor criar um novo braço dentro da própria Guarda Municipal.

Paes afirmou na eleição que não deixaria o novo mandato no meio para disputar o governo,mas aliados acreditam que não haverá problema algum na hora de comunicar à população a mudança de planos. Pesquisa interna do PSD indica que a maior parte da população vê com bons olhos o movimento.

Segundo Pedro Paulo,a sigla não poderia deixar de abordar na propaganda a segurança,classificada por ele como “o maior problema real” do Rio:

— Não precisa nem de pesquisa para atestar isso,as pessoas estão sofrendo. O prefeito tem uma posição

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap