Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

'Trancados' na Capela Sistina, 133 cardeais de 71 países escolhem o novo Papa; veja regras do conclave

2025-05-07 IDOPRESS

Cardeais participam da missa do Sexto Novendial na Basílica de São Pedro,após o funeral do Papa e antes do conclave,no Vaticano. — Foto: Filippo Monteforte /AFP

O Vaticano se prepara para um dos processos mais tradicionais da Igreja Católica Apostólica Romana: o conclave,rito de escolha de um novo sacerdote para a posição. Com início nesta quarta-feira,a reunião secreta dos "príncipes da Igreja" na Capela Sistina tem a missão de eleger o sucessor do Papa Francisco. Do total de 252 cardeais vivos,apenas 133 são votantes e elegíveis — aqueles que têm mais de 80 anos não são aptos a votar e dois deles não participarão do conclave por motivos de saúde. Com representantes de 71 países,este conclave será o mais internacional da História.

Ritos finais: Corpo do Papa Francisco é transferido para Basílica de São Pedro em procissão De São Pedro a Papa Francisco: Qual o nome mais popular? Quem teve o maior pontificado? De onde vêm? Veja todos os papas em gráficos O que é um conclave? Como funciona? Veja em passo a passo como será a sucessão

O que é o conclave?

O conclave é a reunião de cardeais eleitores da Igreja Católica para escolher um novo Papa. Ele deve iniciar-se de 15 a 20 dias após a morte ou renúncia do Papa,a fim de esperar a chegada de todos os cardeais eleitores. Esses cardeais votam e podem ser votados,mas não podem votar em si mesmos. Após a morte do Papa Francisco,por exemplo,o Vaticano seguiu o protocolo e marcou o início do conclave para esta quarta-feira,16 dias após a despedida de Jorge Mario Bergoglio.

Têm direito a voto os cardeais com menos de 80 anos até a data da morte do Papa Francisco,que foi dia 21 de abril. Para ser eleito,são necessários 2/3 dos votos dos cardeais com direito a voto.

A manhã do primeiro dia do conclave é marcada por uma grande solenidade na Basílica de São Pedro,no Vaticano. Lá,acontece a missa “Pro Eligendo Papa”,que marca o início do processo eleitoral. Os cardeais depois voltam para a Casa Santa Marta. Depois,podem ir ou não para a Capela Sistina,onde a primeira rodada de votação poderá acontecer ainda neste primeiro dia.

Procissão,recepção do corpo e liturgia: as imagens do início do adeus ao Papa Francisco

1 de 10


Carregadores,ao lado de Guardas Suíços,carregam o caixão do Papa Francisco — Foto: AFP

2 de 10


Procissão com caixão do Papa Francisco passa por corredor de fiéis na Praça São Pedro — Foto: Vatican Media/Reprodução

Pular

X de 10


Publicidade 10 fotos

3 de 10


Carregadores,ao lado de guardas suíços,carregam o caixão do Papa Francisco durante o transporte da capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro — Foto: AFP

4 de 10


Guarda Suíça monta guarda em frente à Basílica de São Pedro,no Vaticano,antes da chegada do corpo de Francisco — Foto: Alberto Pizzoli/ AFP

Pular

X de 10


Publicidade

5 de 10


Carregadores,carregam o caixão do Papa Francisco — Foto: AFP

6 de 10


Detalhe das mãos do Papa Francisco em seu caixão aberto — Foto: Vatican Bews/ AFP

Pular

X de 10


Publicidade

7 de 10


Caixão passa pelo Arco dos Sinos e entra na Praça São Pedro — Foto: Vatican Media/Reprodução

8 de 10


Camerlengo em frente ao caixão do Papa Francisco na Basílica de São Pedro — Foto: Andrew Medichini/POOL/AFP

Pular

X de 10


Publicidade

9 de 10


Caixão do Papa Francisco posicionado em frente ao Altar da Confissão da Basílica de São Pedro — Foto: Tiziana Fabi/AFP

10 de 10


Corpo do Papa Francisco é posicionado do altar da Basílica de São Pedro — Foto: Vatican Media/Reprodução

Pular

X de 10


Publicidade Corpo do Papa Francisco foi levado para a Basílica de São Pedro,que ficará aberta aos fiéis

Papa Francisco nomeou 80% dos 135 cardeais

Nos últimos 12 anos,o Sumo Pontífice argentino nomeou 80% dos 135 cardeais aptos a votarem no conclave — incluindo os dois que não vão participar por motivos de saúde. Esse movimento,embora não garanta,aumenta a possibilidade de que a próxima liderança papal irá compartilhar da visão de uma Igreja mais progressista e inclusiva. No entanto,há um consenso de que ele não será um revolucionário como Jorge Bergoglio,que propôs um pontificado de reformas,voltado para os pobres e as periferias do mundo,e que enfrentou resistência dentro da Igreja.

“Um pastor próximo da vida real das pessoas”,informou a ata da reunião dos cardeais da última segunda-feira sobre o próximo Pontífice. “Ele deve estar presente,próximo,capaz de ser uma ponte e um guia”.

Comprometido com uma Igreja descentralizada e de base,Jorge Bergoglio procurou promover o clero dos países em desenvolvimento para os postos mais altos da instituição. Desde sua eleição em 2013,o Pontífice realizou dez consistórios ordinários,nos quais deu atenção a dioceses remotas no que chamava de "periferias",mesmo em lugares onde os católicos são minoria,rompendo com o costume de destacar sistematicamente arcebispos de grandes dioceses,como Milão ou Paris.

Mais Sobre Papa Francisco

Ninguém quer ser Papa e conclave é 'caixa de surpresas',diz cardeal brasileiro

Conclave viraliza nas redes com IA,memes e apostas: cultura pop invade o Vaticano

Em dezembro,foram elevados 21 prelados dos cinco continentes à categoria de cardeais,incluindo o arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),Dom Jaime Spengler.

Também da América Latina,foram nomeados o peruano Carlos Gustavo Castillo Mattasoglio,arcebispo de Lima desde 2019; o franciscano equatoriano Luis Gerardo Cabrera Herrera,arcebispo de Guayaquil; o chileno Fernando Natalio Chomalí Garib,arcebispo de Santiago; e o argentino Vicente Bokalic Iglic,arcebispo de Santiago del Estero,cidade no interior do país,que fica a mais de mil quilômetros da capital Buenos Aires.

Webstories

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Mais de um terço dos gols do Botafogo com Renato Paiva foram marcados por laterais

Aumento do tempo para pedir cidadania é ameaça para brasileiros em Portugal

Contra o Central Córdoba, Flamengo encara 'monstro' que ajudou a criar em jogo de vida ou morte na Libertadores

Como o filme 'Conclave' ajuda (ou não) a entender a escolha do novo Papa

Portinari, Niemeyer, Burle Marx: veja preciosidades do Palácio Gustavo Capanema, que reabre após dez anos fechado; veja fotos

'Trancados' na Capela Sistina, 133 cardeais de 71 países escolhem o novo Papa; veja regras do conclave

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap