Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

2025-05-16 IDOPRESS

Então presidente do Uruguai,José Mujica cumprimenta pessoas nas ruas de Santiago,após encontro com o o então presidente chileno,Sebastián Piñera — Foto: Claudio Reyes / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 15/05/2025 - 23:51

Legado de Pepe Mujica: Ícone da Esquerda e Avanços Sociais

Pepe Mujica,ex-presidente do Uruguai,deixou um legado significativo para a esquerda. Conhecido como "anarquista crônico",ele rejeitou formalidades presidenciais e viveu modestamente. Reduziu a pobreza pela metade e aumentou o salário mínimo,mantendo as contas públicas sob controle. Mujica destacou a importância de focar nos mais necessitados e promoveu avanços sociais,tornando-se ícone entre os jovens.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Pepe Mujica havia acabado de tomar posse quando um de seus antecessores o aconselhou a ser mais formal. “O presidente precisa criar uma aura de mistério ao seu redor”,justificou Luis Alberto Lacalle. Na visão do conservador,era necessário “manter a distância” para exercer o poder.

“Nem lhe dei bola”,contou Mujica,tempos depois. Ele respeitava o adversário,mas não tolerava a ideia de subir num pedestal. Acreditava que o presidente era um cidadão como outro qualquer. Por isso dispensou mordomias,manteve seu Fusca azul e continuou a viver numa modesta chácara na periferia de Montevidéu.

Ex-guerrilheiro,preso por 14 anos,Mujica foi um presidente improvável. Dirigentes da Frente Ampla tentaram barrar sua candidatura. Marqueteiros e assessores buscaram domesticá-lo. Ele ignorou os palpites e apostou no próprio instinto. “Em que confusão nos metemos,velha!”,brincou com a mulher,a também ex-tupamara Lucía Topolansky,após a vitória.

Leitor de Marx,Mujica se definia como um “anarquista crônico”. Desiludira-se com a experiência soviética no início dos anos 60,ao visitar Moscou e ver que os chefes do partido fruíam o conforto negado aos trabalhadores. “A ideia do socialismo não pode se opor à liberdade”,repetia.

Eleito com discurso contra a desigualdade,fez o que pregava. Em cinco anos,reduziu a pobreza pela metade e aumentou o salário mínimo em 250% sem descuidar das contas públicas. Um jornal espanhol o apelidou de “o presidente mais pobre do mundo”. Ele explicou que não era pobre: era austero. Para se manter livre,preferia “andar com pouca bagagem”.

No front externo,Mujica pôs seu pequeno país no mapa. Ajudou a mediar conflitos e chegou a ser cotado para o Nobel da Paz. Ateu,aproximou-se do Papa Francisco,com quem partilhava a visão humanista.

Eleito presidente aos 75 anos,o velho tupamaro virou ídolo dos jovens ao encampar a legalização do aborto,da maconha e do casamento igualitário. No livro “Uma ovelha negra no poder”,de Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz,ele diz que desejava ver o Uruguai na vanguarda,mas não considerava isso o mais importante.

O depoimento vale como lição para a esquerda latino-americana,que chorou sua morte na terça-feira: “A agenda são os ricos e os pobres. É preciso colocar no centro aqueles que estão no fundo do tacho”.

Luto na Igreja: Papa Francisco foi coerente até o fimExílio no Uruguai: Golpe de 1964 separou Jango e Brizola

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap