Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Novo grupo de 103 deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil

2025-05-26 IDOPRESS

Brasileiros deportados dos EUA dirigem-se a um avião da FAB no Aeroporto Internacional de Manaus,após chegarem ao país algemados e acorrentados,em episódio que causou mal-estar diplomático — Foto: Edmar Barros/Ato Press/Agência O Globo

O governo federal informou que chegou ao Brasil,no sábado,um grupo de 103 brasileiros deportados dos Estados Unidos,no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Três deles possuem pendências com a Justiça brasileira e foram mantidos sob custódia da Polícia Federal.

Dos 103 deputados,76 seguiram para o Aeroporto Internacional de Confins,em Minas,em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).Entre os repatriados,90 são homens e 13 mulheres

Eles foram recebidos pelo governo por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e de outras áreas,incluindo as pastas da Saúde,do Desenvolvimento e Assistência Social,das Relações Exteriores,da Justiça e Segurança Pública e da Defesa.

O objetivo da operação,segundo o governo federal,é garantir acolhimento humanizado aos repatriados e oferecer apoio logístico para o deslocamento às cidades de origem,contato com familiares e,quando necessário,abrigo temporário.

A recepção incluiu a entrega de kits de higiene,alimentação,apoio psicossocial e orientações para acesso a serviços públicos essenciais,como o Sistema Único de Assistência Social (Suas),Sistema Único de Saúde (SUS),Defensoria Pública da União e atendimento consular.

Pessoas em situação de vulnerabilidade,como idosos,pessoas com deficiência e população LGBTQIA+,recebem acompanhamento especializado.

Entre fevereiro e maio,o Brasil recebeu 783 deputados,principalmente nos Estados Unidos. Em janeiro,um grupo de brasileiros desembarcou no Aeroporto de Manaus algemado. O voo que saiu dos Estados Unidos tinha como destino o Aeroporto de Confins,mas por causa de problemas técnicos precisou pousar na capital do Amazonas.

Em janeiro deste ano,quando 88 brasileiros foram deportados dos EUA,a operação gerou impasse entre o governo do presidente Lula e o governo dos Estados Unidos. O avião fretado pelo governo americano precisou fazer um pouso em Manaus e as autoridades americanas queriam seguir para Confins (MG) com os brasileiros algemados,o que as autoridades brasileiras não permitiram.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

A República? Ora, a república

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap