Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

José Dirceu divulga carta em apoio a Edinho Silva e fala em 'concluir a revolução social brasileira'

2025-05-27 IDOPRESS

O ex-ministro José Dirceu — Foto: Cristiano Mariz

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/05/2025 - 21:49

José Dirceu Apoia Edinho Silva para Presidência do PT e Propõe Reformas

Em carta à militância,José Dirceu apoia Edinho Silva para a presidência do PT,destacando a necessidade de "reconstruir o PT" e criticar a concentração de renda e o Congresso. Dirceu vê Edinho como capacitado para liderar o partido e defende a unificação da esquerda e a retomada de bases. A carta critica o Banco Central e Faria Lima pela concentração de renda e defende uma reforma tributária e financeira.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Aliado de Edinho Silva,que disputa a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT),o ex-ministro José Dirceu divulgou nesta segunda-feira uma carta à militância petista. No documento,além de defender a candidatura do correligionário,ele destaca a necessidade de “reconstruir o PT”,unificar a esquerda e retomar o trabalho de formação de base do partido. O ex-ministro também amontoa críticas ao Congresso,à concentração de renda e ao bolsonarismo.

Com 16 páginas,o texto se debruça em dois temas. O primeiro é a defesa da candidatura de Edinho,que disputa a presidência do PT contra o deputado federal Rui Falcão,o secretário de Relações Internacionais do partido Romênio Pereira e o historiador Valter Pomar. A segunda metade do documento é uma reflexão sobre a atual situação do PT.

“Edinho conhece o mundo parlamentar e vem de uma vida de lutas”,defendeu Dirceu. “Creio que ele está à altura do desafio de presidir o PT nesse momento histórico e nessa conjuntura que enfrentamos”,afirmou.

Nas críticas ao parlamento,Dirceu acredita que os deputados têm avançado sobre os outros poderes após o desequilíbrio causado pelas emendas parlamentares,que deu à Câmara mais controle sobre o Orçamento e fez o Executivo perder uma importante moeda de troca.

“Trata-se de uma urgência,dada a degradação do parlamento via o desvirtuamento das emendas parlamentares e os desvios de recursos para fins eleitorais e mesmo enriquecimento ilícito,o avanço do parlamento sobre os poderes constitucionais do presidente”.

Ao mercado financeiro,que classifica como um cartel,as críticas ficam para o Banco Central e a Faria Lima,“que cada vez mais concentra renda,via os juros altos únicos no mundo”.

"É preciso uma verdadeira mudança na vergonhosa concentração de renda e no cartel bancário financeiro,na política de juros e nas metas da inflação,que exigem uma radical reforma tributária e financeira,capaz de pôr fim à apropriação e expropriação da renda nacional pelo capital financeiro e agrário,num circuito entre o Banco Central e a Faria Lima,que cada vez mais concentra renda,via os juros altos únicos no mundo”,escreveu.

O documento finaliza com Dirceu defendendo que resta ao PT e às esquerdas "a tarefa histórica de concluir a revolução social brasileira inacabada".

Para o ex-parlamentar — que pode tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados no ano que vem —,o novo comando da sigla terá o trabalho de “unificar toda a esquerda numa frente além do PV e do PCdoB” e aumentar a mobilização popular e sindical da legenda,“recriando nossas sedes,nos empoderando nas redes,expandindo a formação política”.

No documento,as bandeiras de Dirceu tratam ainda de antigas bandeiras do PT,como a reforma agrária e tributária progressiva,como pautas que ganharam apelo popular,como o fim da escala 6x1.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap