Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Comissão do Senado aprova convite para Haddad explicar alterações no IOF

2025-05-28 HaiPress

O ministro da Fazenda,Fernando Haddad,em entrevista ao GLOBO — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/05/2025 - 20:40

Senado convoca Haddad para explicar mudanças no IOF e enfrenta resistências

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o convite para o ministro da Fazenda,esclarecer mudanças no IOF. As novas taxas,que visam arrecadar R$ 20 bilhões em 2025,enfrentam resistência no Congresso. Deputados de partidos aliados,mas oposicionistas,pedem a suspensão das cobranças. O anúncio gerou tensão entre Haddad e a Secretaria de Comunicação Social,que alegou falta de aviso prévio.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou,nesta terça-feira,um convite para que o ministro da Fazenda,esclareça as alterações propostas no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ainda não há data para que Haddad compareça à comissão. Segundo as medidas anunciadas pelo governo na última quinta-feira,o IOF para operações de cartão de crédito,débito e pré-pago no exterior subiu de 3,38% para 3,50%. O IOF para aquisição de moeda em espécie passou de 1,10% para 3,50%. O objetivo foi arrecadar R$ 20 bilhões em 2025 e dobro disso no ano que vem.

Propostas que pedem a sustação das novas cobranças foram protocoladas entre sexta-feira e hoje na Câmara e no Senado. Assinam os pedidos os deputados de partidos que ocupam ministérios no governo,mas são de oposição,como: PP,União e MDB. 

Em entrevista ao GLOBO,publicada no domingo,Haddad disse que o decreto “foi debatido na mesa do presidente”. Diante de queixas sobre a falta de participação de outras pastas,o ministro da Fazenda acrescentou que cabe a Lula convocar “os ministros que ele considera pertinentes para o caso”.

O anúncio e depois recuo parcial na alta do IOF gerou um embate direto entre o titular da Secretaria de Comunicação Social (Secom),Sidônio Palmeira,e o chefe da política econômica. O órgão se queixou de ter tomado conhecimento da medida com pouca antecedência. Haddad disse que a comunicação da Presidência nunca participou dos relatórios bimestrais de avaliação de receitas e despesas,como o da última quinta-feira,na qual o IOF foi anunciado

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap