Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Funcionários do Parque Nacional da Tijuca recebem treinamento de primeiros socorros para atendimento a visitantes

2025-05-28 IDOPRESS

Curso de primeiros socorros para atendimento a visitantes do Parque Nacional da Tijuca — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/05/2025 - 19:00

Parque Nacional da Tijuca: Treinamento Intensifica Resposta a Emergências

Funcionários do Parque Nacional da Tijuca participaram de um curso de Suporte Básico de Vida,promovido pelo ICMBio,para aprimorar o atendimento de primeiros socorros a visitantes em áreas de grande fluxo,como o Corcovado. O treinamento incluiu manobras de RCP,uso de desfibriladores e dispositivos Bluetooth para avaliação precisa das práticas. A ação acontece após a morte de um turista no local e visa melhorar a resposta a emergências.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou,na última quarta-feira (21),um curso de Suporte Básico de Vida (SBV) para 20 funcionários terceirizados que atuam no Parque Nacional da Tijuca,um dos mais visitados do Brasil. O objetivo é preparar os profissionais administrativos e operacionais para o atendimento eficaz de primeiros socorros,com ênfase em parada cardiorrespiratória. Uma parte desses colaboradores atua no dia a dia em locais de intensa visitação,como o Alto Corcovado,onde se localiza o monumento ao Cristo Redentor,e o setor Floresta da Tijuca.

Transportes mais baratos: Governo do Rio deve reduzir passagens de metrô e trens para R$ 4,70,mesmo com as contas no vermelhoRegras para orla: Paes recua sobre garrafas de vidro e música ao vivo nos quiosques

O curso visa capacitar os profissionais com conhecimentos teóricos e práticos essenciais,familiarizando-os com os equipamentos e técnicas mais atuais. O kit de materiais usado no treinamento inclui oito manequins adultos e três pediátricos equipados com dispositivos Bluetooth. A aplicação dessa tecnologia nesses equipamentos permite uma avaliação precisa e em tempo real das habilidades do aluno durante as compressões torácicas,otimizando o aprendizado,destaca o ICMBio.

Além disso,foram utilizados dispositivos para ventilação,como a pocket mask. Ao final do treinamento,ministrado por dois profissionais técnicos da área de saúde com especialização em emergências médicas,os participantes receberam certificado e estão habilitados a realizar atendimentos de primeiros socorros.

A grade curricular incluiu ainda aspectos legais,cadeia de sobrevivência adulto,avaliação da cena,acionamento de apoio especializado,Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade,desfibrilação precoce e uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA),técnicas de abertura de vias aéreas e manobras de desobstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE). Todo esse conhecimento,frisa o ICMBio,poderá ser aplicado nos primeiros socorros em adultos,crianças e bebês.

Morte de turista

O treinamento ocorreu cerca de dois meses após o turista gaúcho Jorge Alex Duarte,de 54 anos,ter morrer em decorrência de um mal súbito no Corcovado,no dia 16 de março.

Depois do caso,o ICMBio anunciou a contratação de UTIs móveis para atendimento emergencial no local. Atualmente,há duas unidades do tipo operando diariamente das 7h às 19h no local.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap