Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Agentes de imigração prenderam estudante brasileiro por engano nos EUA; pai era o alvo da operação

2025-06-03 IDOPRESS

Marcelo Gomes,estudante brasileiro de 18 anos detido pelo ICE — Foto: Reprodução/Redes sociais

Em comunicado emitido nesta segunda-feira,o ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA) revelou que o estudante brasileiro de 18 anos detido por agentes no último sábado,em Milford,no estado americano de Massachusetts,não era o verdadeiro alvo da operação. A agência buscava por João Paulo Gomes Pereira,o pai do rapaz.

Entenda: Estudante brasileiro é detido por agentes de imigração a caminho do treino de vôlei nos EUAPrograma humanitário: Suprema Corte dos EUA permite que governo Trump revogue,por ora,proteções legais para mais de 500 mil imigrantes

Marcelo Gomes,aluno da Milford High School,foi abordado a caminho de um treino de vôlei,quando seu carro foi interceptado por três veículos descaracterizados. O jovem foi levado sob custódia e permanece detido em um centro de imigração em Burlington,segundo a rede de TV CBS. Um juiz determinou que o rapaz não pode ser transferido para fora do estado por pelo menos 72 horas e um advogado foi contratado pela família.

Durante todo o fim de semana,o ICE não se pronunciou sobre o caso,o que gerou uma onda de solidariedade em Milford. Uma manifestação no domingo reuniu centenas de pessoas na Main Street,incluindo estudantes da turma de 2025,que marcharam com becas e capelos logo após a cerimônia de formatura.

Mais Sobre Estados Unidos

Suspeito de atentado contra judeus no Colorado planejou ataque por um ano,diz FBI

Estudante brasileiro foi detido por agentes de imigração a caminho do treino de vôlei nos EUA

O porta-voz do ICE,Mike Alvarez,afirmou que os agentes interceptaram o veículo com a intenção de prender João Paulo. Também confirmou que Marcelo está sujeito a deportação por estar em situação migratória irregular.

— Os agentes identificaram o veículo do alvo e iniciaram a abordagem com o objetivo de prender João Paulo Gomes Pereira. Durante a ação,prenderam Marcelo Gomes da Silva,imigrante brasileiro de 18 anos presente ilegalmente no país e filho do alvo da operação. Marcelo foi encontrado em situação migratória irregular e está sujeito a processo de deportação. Ele segue sob custódia do ICE,aguardando os procedimentos de remoção — afirmou Alvarez,segundo a CBS News.

Em uma coletiva de imprensa em Boston,o diretor interino do ICE,Todd Lyons,afirmou que o pai de Marcelo ainda não se entregou e já sabe que é o verdadeiro alvo da operação. Autoridades de imigração também acusam João Paulo de dirigir de forma imprudente e colocar em risco a vida de outros moradores de Massachusetts.

Manifestação e apoio ao estudante

Estudante brasileiro é detido por agentes de imigração nos EUA,e colegas fazem manifestação — Foto: Reprodução

A onda de solidariedade em apoio a Marcelo reuniu colegas,professores e até motoristas que passavam no local. A namorada,Julianys Rentas,afirma que muitos outros estudantes estão com medo do ICE e que “ninguém sabe quem será o próximo”.

— Marcelo era um bom garoto. Ele estava empolgado com o futuro,não fez absolutamente nada de errado. Ele estava indo inocentemente para um treino e foi alvo — lamentou a namorada.

A governadora de Massachusetts,Maura Healey,divulgou uma nota cobrando explicações do governo federal após o estudante ser detido.

“Estou perturbada e indignada com os relatos de que um estudante da Milford High School foi preso pelo ICE a caminho do treino de vôlei ontem. Mais uma vez,autoridades locais e policiais ficaram no escuro,sem aviso prévio e sem respostas para suas perguntas. Estou exigindo que o ICE forneça informações imediatas sobre por que ele foi preso,onde ele está e como seu devido processo está sendo protegido. Meu coração está com a comunidade de Milford em um dia que deveria ser de celebração. A administração Trump continua a espalhar medo em nossas comunidades e isso nos torna todos menos seguros.”

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

A República? Ora, a república

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap