Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

BIFF encerra apresentação em São Paulo com sucesso, intercâmbio cinematográfico entre China e Brasil inaugura novo capítulo

2025-10-31

O cinema como ponte, renovando laços históricos.

Em novembro de 2024, o Presidente Xi Jinping realizou uma visita de Estado ao Brasil, impulsionando significativamente o desenvolvimento das relações entre os dois países. No Fórum China-CELAC realizado em maio deste ano, ambas as partes estabeleceram oficialmente 2026 como o "Ano Cultural China-Brasil". No momento histórico do cinquentenário das relações diplomáticas entre China e Brasil, a 14ª edição do Festival Internacional de Cinema de Pequim convidou o Brasil como país convidado de honra. O vice-ministro da Cultura do Brasil, Cássius Rosa, liderou uma delegação para participar do evento e proferir um discurso, inaugurando um novo capítulo no intercâmbio cinematográfico sino-brasileiro. Neste contexto, o Festival Internacional de Cinema de Pequim continua expandindo seu "círculo de amigos" internacional, utilizando o cinema como ponte para aprofundar o intercâmbio cultural entre China e Brasil.

O Festival Internacional de Cinema de São Paulo (São Paulo International Film Festival) é um dos festivais de cinema mais influentes do Brasil e mais representativos da América Latina. Após o sucesso da "Noite do Cinema de Pequim" em Cannes e Sydney em 2025, no dia 24 de outubro, a delegação do BIFF partiu novamente em viagem a São Paulo, Brasil. Durante o Festival Internacional de Cinema de São Paulo, realizou a apresentação "Noite do Cinema de Pequim" em São Paulo, exibindo ao mundo os frutos expressivos da cultura cinematográfica chinesa e a postura aberta do BIFF, construindo uma plataforma interativa para que cineastas de todo o mundo possam conhecer profundamente e participar do festival.

Peng Sihai, membro do Comitê do Partido e vice-diretor da Rádio e Televisão de Pequim, vice-secretário-geral do Comitê Organizador do Festival Internacional de Cinema de Pequim; Yu Peng, Cônsul-Geral da China em São Paulo; Renata de Almeida, presidente do Festival Internacional de Cinema de São Paulo; e o jovem diretor chinês Jing Yi, entre outros convidados, marcaram presença no evento. A apresentação também atraiu cerca de 300 profissionais do cinema, representantes da mídia e cinéfilos de todo o mundo, criando uma atmosfera vibrante no local.

1R8A4608

Evento "Noite do Cinema de Pequim"

No evento, o Sr. Yu Peng, Cônsul-Geral em São Paulo, fez o discurso de abertura, afirmando que tanto a China quanto o Brasil são grandes nações com culturas ricas e esplêndidas. Nos últimos anos, a amizade tradicional entre os dois países tem se aprofundado continuamente, e a cooperação pragmática em diversos setores tem alcançado resultados expressivos, incluindo os intercâmbios culturais na área cinematográfica, que demonstram uma vitalidade crescente e perspectivas promissoras.

Peng Sihai, vice-diretor da Rádio e Televisão de Pequim e vice-secretário-geral do Comitê Organizador do Festival Internacional de Cinema de Pequim, apresentou os destaques da 15ª edição do BIFF durante a apresentação. Ele afirmou que o Festival Internacional de Cinema de São Paulo, como um dos festivais de cinema mais influentes da América Latina, oferece uma plataforma valiosa para a exibição, divulgação e intercâmbio de filmes de países do mundo inteiro, evidenciando plenamente o valor artístico e o potencial de mercado do cinema, além de revelar o charme único do cinema em transcender fronteiras e integrar culturas diversas. O Festival Internacional de Cinema de Pequim também busca promover o diálogo e o intercâmbio entre diferentes civilizações por meio do cinema, impulsionando a prosperidade conjunta da indústria cinematográfica global. Convidamos cordialmente todos os ilustres convidados e amigos a virem a Pequim para participarem juntos desta grande celebração da cultura cinematográfica mundial, compartilharem oportunidades, consolidarem consensos e trabalharem em conjunto para promover o desenvolvimento vigoroso da indústria cinematográfica global.

IMG_0347

Peng Sihai, vice-diretor da Rádio e Televisão de Pequim e vice-secretário-geral do Comitê Organizador do Festival Internacional de Cinema de Pequim, durante discurso

Renata de Almeida, presidente do Festival de Cinema de São Paulo, esteve presente e proferiu um discurso, declarando que durante esta Noite do Cinema de Pequim em São Paulo, cineastas do Brasil e da China plantaram juntos uma semente, desejando que ela cresça, germine e produza frutos abundantes.

Sob a visão de um "BIFF que nunca se encerra", o Festival Internacional de Cinema de Pequim continua expandindo as fronteiras do cinema, lançando como destaque a turnê mundial "Imagens do Templo do Céu". Como um dos seis filmes da mostra de cinema chinês "Imagens do Templo do Céu", realizada em colaboração entre o BIFF e o Festival Internacional de Cinema de São Paulo, o diretor Jing Yi do filme chinês "O Botânico" também participou do evento "Noite do Cinema de Pequim". Ele mencionou estar muito grato ao Comitê Organizador do BIFF e ao Festival Internacional de Cinema de São Paulo, pois foi graças à recomendação e ao convite de ambas as partes que a obra "O Botânico" pôde ser exibida no Brasil. Ele preservará essas preciosas memórias afetivas, assim como um verdadeiro botânico, que não apenas identifica, classifica e nomeia plantas, mas, mais importante ainda, as preserva.

1R8A4567

Local de apresentação do diretor Jing Yi do filme "O Botânico"

Neste Festival de Cinema de São Paulo, o BIFF montou um estande exclusivo. Durante o evento, a delegação do BIFF e o presidente do Festival Internacional de Cinema de São Paulo assinaram em conjunto um Memorando de Cooperação entre os dois festivais, marcando um novo capítulo de intercâmbio e cooperação cinematográfica sino-brasileira após os cinquenta anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Brasil.

De Pequim a São Paulo, o BIFF utiliza a magia do cinema como ponte, expandindo continuamente seu "círculo de amigos" internacional. Este encontro que atravessa montanhas e mares não é apenas um belo testemunho da amizade sino-brasileira, mas também injetará nova vitalidade na cooperação cinematográfica entre os dois países. No futuro, o BIFF continuará mantendo uma postura aberta e inclusiva, construindo uma plataforma cada vez mais ampla de intercâmbio cinematográfico internacional e promovendo o diálogo e a cooperação entre o cinema chinês e o cinema mundial.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap