Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Para emplacar indicação no STF, Lula atua por Messias, que se encontrará nesta terça-feira com senadores da oposição

2025-12-02 HaiPress

Jorge Messias e o presidente Lula no Palácio da Alvorada — Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República/20/11/2025

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 01/12/2025 - 22:38

Lula Enfrenta Resistência no Senado para Indicar Jorge Messias ao STF

O presidente Lula busca apoio para a nomeação de Jorge Messias ao STF,enfrentando resistência no Senado,inclusive do presidente da Casa,Davi Alcolumbre. Lula se reuniu com o relator da indicação,senador Weverton Rocha,e articula com parlamentares para contornar a oposição. A sabatina de Messias está marcada,mas depende do envio da mensagem presidencial ao Congresso. Alcolumbre sugere trocas políticas,enquanto o governo tenta apaziguar tensões.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu ontem com o senador Weverton Rocha (PDT-MA),relator da indicação do advogado-geral da União,Jorge Messias,ao Supremo Tribunal Federal. Os dois almoçaram no Palácio do Planalto,em um compromisso que não estava na agenda do chefe do Executivo.

Entenda: Messias vai a almoço com senadores do PL,mas ausências já são dadas como certasDisputa por protagonismo e piadas sobre 'imbrochável': O que motivou racha de Michelle com filhos de Bolsonaro

A informação foi antecipada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pelo GLOBO. Weverton deve apresentar seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça do Senado amanhã.

O Planalto tenta contornar a resistência de senadores,Davi Alcolumbre (União-AP),ao nome de Messias. Alcolumbre e parlamentares de siglas de centro ficaram ressentidos por terem sua preferência pelo nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) preterida por Lula na escolha do nome que deverá ocupar a vaga aberta no STF com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso. Em nota no domingo,o presidente do Senado afirmou que é “nítida a tentativa de setores do Executivo de criar a falsa impressão,perante a sociedade,de que divergências entre os Poderes são resolvidas por ajuste de interesse fisiológico,com cargos e emendas”.

‘Timing’ de Lula

Em meio ao cenário adverso para Messias,Alcolumbre decidiu,na semana passada,pautar a sabatina do advogado-geral da União no Supremo para o próximo dia 10,mas para que ela ocorra o Planalto precisa enviar ao Congresso a mensagem presidencial sobre a indicação. O encaminhamento,contudo,tem sido postergado pelo Planalto,em ato que é considerado por parlamentares do Centrão uma manobra para dar tempo para que o ministro-chefe da AGU consiga fazer articulação política com senadores para aumentar sua chance de ser aprovado.

Ministro de Minas e Energia,Alexandre Silveira avalia que a resistência à indicação Messias no Senado é um desentendimento pontual entre a Casa e o governo e será contornado. Ele aposta no timing de Lula para entrar em campo e resolver de vez a questão. A avaliação entre aliados,no entanto,é que apenas a articulação em “modo convencional” não tornará o cenário favorável a Messias e será necessário que o petista lidere as negociações para sensibilizar senadores e tratar do assunto com Alcolumbre.

— Dialogar para construir maioria nas casas parlamentares é extremamente natural,e qualquer estresse que seja pontual,eu tenho absoluta convicção de que será resolvido para o bem do Brasil. Quem sabe a hora de o presidente Lula entrar em qualquer discussão é o presidente Lula — disse Silveira em visita ao Senado.

Em meio à tensão com o governo,Alcolumbre marcou a data da sabatina antes mesmo de o Palácio do Planalto enviar a mensagem oficial ao Congresso com a indicação ao STF. Messias foi sugerido para a vaga na Corte no dia 20,e o envio da mensagem é a primeira etapa da formalização da indicação do presidente à Corte.

Por causa da demora no envio da mensagem,o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ),Otto Alencar (PSD-BA),afirmou na última quarta-feira que a sabatina de Messias pode ser adiada pela demora para a chegada no Congresso da mensagem vinda do Planalto com a indicação de Messias.

De acordo com o colunista Lauro Jardim,uma das moedas de troca possíveis que Alcolumbre deve pedir para facilitar a vida de Jorge Messias no Senado é a presidência do Banco do Brasil. Alcolumbre nega a cobiça por cargos.

Em uma tentativa de conter a escalada da crise,a ministra Gleisi Hoffmann,da Secretaria de Relações Institucionais (SRI),foi às redes sociais dizer que o governo tem pelo presidente do Senado “o mais alto respeito e reconhecimento”.

Em sua peregrinação pelo Senado na tentativa de convencer os senadores de que é um bom nome para a Corte,Messias vai almoçar nesta terça-feira com integrantes do bloco parlamentar formado pelos 16 parlamentares do PL e do Partido Novo. Foi ele quem solicitou o encontro,articulado pela senadora Dra. Eudocia Caldas (PL-AL),mãe do prefeito de Maceió,João Henrique Caldas (PL),o JHC. Embora hoje no PL de Jair Bolsonaro,a família Caldas se aproximou de Lula em meio às tratativas para que o presidente indicasse Marluce Caldas,tia do prefeito da capital alagoana,para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Como parte do acordo político costurado para que houvesse a indicação,formalizada em julho deste ano,JHC se comprometeu a deixar o PL e migrar para uma sigla da base de Lula,o que até o momento não ocorreu.

Outro expoente da bancada do PL,o senador Rogério Marinho (RN) disse que desconhecia a presença de Messias no evento e que não vai ao almoço.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

SOUEAST returns to Dubai Fashion Week as official automotive partner, redefining aesthetics of mobility

CGTN: How China delivers resilient, robust and high-quality economic growth

CYCJET: Fabricante de equipamentos de marcação e codificação profundamente enraizado no mercado latino-americano.

CGTN: How China, ROK deepen strategic cooperation as leaders meet in Beijing

SOUEAST Shines at the Riyadh Motor Show, Strengthens Saudi Arabia Foothold with Full-Service Offerings

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap