Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Cabelos brancos: estresse pode acelerar? É possível evitar? Especialistas tiram as principais dúvidas

2024-07-25 HaiPress

Cabelos grisalhos — Foto: Freepik

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/07/2024 - 04:30

"Fios brancos: causas e prevenção"

Especialistas explicam que fios brancos são causados por envelhecimento,genética e estresse. O estresse acelera a produção de radicais livres que afetam a cor do cabelo. Alimentação rica em antioxidantes e cuidados como proteção UV podem ajudar a retardar o processo. Medidas preventivas são recomendadas a partir dos 30 anos para manter a saúde capilar.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Ao olhar para si no espelho,pequenos fios grisalhos se mesclam à cor do cabelo. O momento,no qual os cabelos brancos começam a marcar presença,chega para todos. Mesmo sendo uma condição inexorável,o assunto é repleto de mistérios e fake news. A seguir,especialistas tiram as principais dúvidas.

Após sexo anal e até oral: os 4 casos de gravidez que desafiam as regras da medicinaDesejo de açúcar? Especialista aponta o alimento saudável que ajuda a diminuí-lo

Como surgem os cabelos brancos?

A primeira coisa que devemos entender é sobre o surgimento dos fios brancos é como ele se dá. Entre as principais causas,estão,além do envelhecimento,o estresse crônico,luz do sol e a genética.

Os fios são repletos de melanócitos,células responsáveis pela produção da melanina. Esta que é um composto químico responsável pelas diferentes pigmentações do cabelo. No processo natural de envelhecer do organismo,os melanócitos morrem ao longo do tempo.

Com isso,a coloração (criada pela melanina) é afetada e os cabelos crescem sem cor,ou seja,brancos,de acordo com a dermatologista Patricia Ormiga,membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),que aponta os 30 anos como uma idade média para início deste ciclo.

Mas outros fatores podem acelerar a sucessão de acontecimentos,gerando cabelos grisalhos de forma precoce. Um deles é a carga genética,passada de pais para os filhos,influencia a maneira como as células se comportam segundo o DNA individual.

Comida ideal para o inverno: os incríveis benefícios da abóbora cabotiá

— Não é atoa que pessoas jovens têm cabelos grisalhos. Algumas famílias vão ter o aparecimento de cabelos brancos mais cedo — explica.

O agente por trás da conhecida frase “Esse problema está me causando cabelos brancos”,que curiosamente tem embasamento científico. O estresse diário pode ser um gatilho para o estresse oxidativo,condição biológica que aumenta a produção de radicais livres,moléculas capazes de provocar a morte de células,como os melanócitos.

Outro fator menos estudado do que os outros,conforme Ormiga explica,mas com uma associação comprovada é a falta de nutrientes na alimentação.

— Outro ponto que temos na literatura médica é a correlação da deficiência de vitamina B12,ferro,cobre e zinco com o surgimento de fios brancos. Porém,ainda precisamos de mais estudos para fazer apontamentos sobre isso — indica a dermatologista.

Existe alguma forma de evitar os fios brancos?

Muitas mulheres,motivadas pelas pressões estéticas de se manterem sempre jovens buscam uma fórmula mágica para garantir a aparência jovial das madeixas — o oposto do incentivo dado aos homens grisalhos,considerados mais sábios e atraentes.

Você é higiênico na academia? Saiba as 6 doenças que podem ser pegas no local

Neste sentido,existem apenas ações preventivas que podem ajudar a desacelerar o processo de aparecimento dos cabelos brancos.

Alexandra Lopes,médica tricologista na clínica Les Peaux,no Rio de Janeiro,e especialista em Medicina Capilar,indica quais cuidados são eficazes para pessoas a partir dos 30 anos:

Usar boné com proteção UV;Aplicar protetor solar para cabelo diariamente;Beber a quantidade ideal de água de acordo com o peso;Ter uma alimentação rica em antioxidantes: como a vitamina C (secundário),encontrada na laranja e na acerola,e o cobre,presente no espinafre,brócolis e ovos;

Procurar um profissional dermatologista nos primeiros indícios de branco para ser indicada uma suplementação alimentar,caso seja necessária.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap