Segundo as estatísticas publicadas no Portal das Finanças,estão em causa 19.846.076 prédios,dos quais 11,4 mil rústicos e 8,3 mil urbanos.
A maior parte da liquidação diz respeito aos prédios urbanos,cuja queda no valor da coleta foi também de 0,27%,sendo que os rústicos são apenas responsáveis por uma coleta de 8,35 milhões de euros.
O IMI liquidado caiu então de 1.566,916 milhões de euros em 2022 para 1.562,76 milhões no ano passado.
Este imposto incide sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis,contemplando uma taxa única de 0,8% no caso dos prédios rústicos (terrenos) e uma taxa que oscila entre os 0,3% e os 0,45% sobre os prédios urbanos (construções e terrenos para construção).
É calculado e cobrado pela Autoridade Tributária,mas é receita das autarquias,tal como o IMT.
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa Contate-nos SiteMap