Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Novo secretário de Polícia vai mirar na máfia dos cigarros e na contravenção, responsáveis por diversos homicídios no Rio

2024-09-07 HaiPress

Felipe Curi,Victor Santos,Cláudio Castro,Marcus Amim e Marcelo Menezes durante a posse do novo secretário de Polícia Civil — Foto: Vera Araújo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 07/09/2024 - 04:30

Secretário de Polícia com foco no combate à máfia do cigarro e contravenção no RJ

Novo secretário de Polícia Civil do Rio,Felipe Curi,focará na máfia do cigarro e contravenção,ligadas a homicídios. A experiência em homicídios o motivou. Prioridades incluem combater execuções diurnas e crimes contra mulheres,além de modernizar a perícia. Em posse,prometeu combate incisivo e independência da Polícia Civil. Medidas visam acabar com crimes e fortalecer investigações.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Após ter tomado posse na tarde desta sexta-feira (06/09),o novo secretário de Polícia Civil,enviou um recado aos integrantes da máfia do cigarro e da contravenção: eles estarão na mira durante a sua gestão. Segundo Curi,a experiência como diretor do Departamento-Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP) mostrou que boa parte dos assassinatos tem ligação com o comércio ilegal de cigarros e a disputa territorial do jogo do bicho.

Crise na polícia: Demetrio tem oito Processos Administrativos na Corregedoria da Polícia Civil; veja quais sãoCrise na polícia: novo Secretário de Polícia Civil,aposta numa cúpula com policiais de experiência

— O período em que fiquei à frente das Delegacias de Homicídios (DHs) foi muito importante para eu perceber a prioridade de atacar as máfias do cigarro. Já passei a determinação ao delegado Alexandre Herdy,que me substituiu no DGHPP,e ao delegado Rômulo Assis Coelho Caldas,titular da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC),para que combatam essas máfias,que realizam execuções à luz do dia. Nós não queremos que isso continue acontecendo,então vamos combater isso,continuar as investigações que já existem e abrir novas que surgirão. Queremos dar uma resposta,justamente para acabar com isso de vez — prometeu Curi.

Vazamento para fuga: Gaeco do MP do Rio denunciou três suspeitos de vazar informações sobre a prisão de Lessa,entre eles um PM

A cerimônia de posse de Curi ocorreu na tarde de ontem na Cidade da Polícia,no Jacaré,Zona Norte do Rio. Estiveram presentes o governador Cláudio Castro e os secretários de Segurança,o delegado da Polícia Federal Victor Santos,e o de Polícia Militar,coronel Marcelo de Menezes. Ao passar o bastão para o colega de corporação,o antecessor de Curi,delegado Marcus Amim,destacou que sua gestão priorizou a digitalização de processos administrativos e as 12 operações da Corregedoria Interna da Polícia Civil.

Troca de identidade: Já pensei em mudar de nome por causa dele. Ver a sua imagem me embrulha o estômago',diz Mohana,filha de Lessa

Castro faz desafio

Caso Marielle: 'Capitão Adriano iria ser colocado no assassinato da vereadora,mas pagou R$1,5 milhão à DH'; disse Élcio

O governador aproveitou o evento para dizer que a Polícia Civil é livre e independente. Sem citar nomes,Castro referia-se à informação que surgiu de de que ele teria tirado Amim atendendo a um pedido do ex-secretário de Polícia Civil Allan Turnowski. O objetivo seria interferir no processo administrativo disciplinar do delegado Mauricio Demetrio,que responde pelos crimes de associação criminosa,corrupção e lavagem de dinheiro. O pedido seria para que Demetrio não fosse demitido,embora haja oito processos contra ele. O delegado já foi condenado a nove anos e sete meses por obstrução de justiça.

— Duvido que algum policial aqui se sujeitasse a um pedido do governador para segurar um processo. Aqui tem o devido processo legal. Aqui não é porque interfere na vida da pessoa,que vai acelerar ou se meter em processo — respondeu o governador.

Caso Marielle: Élcio afirmou que Lessa se preocupou com vestígio de digital em cápsula por não ter usado luvas

Segundo Curi,também vão merecer sua atenção a proteção às mulheres,principalmente,para evitar crimes de feminicídios,e a modernização da perícia. O secretário informou que pretende celebrar convênios com instituições para aprimorar as provas em inquéritos.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap