Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Jovens de Piratininga, em Niterói, aprendem a tocar instrumentos musicais em curso gratuito

2024-09-11 HaiPress

Mais de 120 jovens de escolas públicas de Niterói já aprenderam a tocar algum instrumento em Piratininga,no projeto da Agência do Bem — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 11/09/2024 - 05:03

Aulas de música gratuitas para jovens em Niterói

Em Niterói,jovens de Piratininga têm acesso a aulas gratuitas de música na Escola de Música e Cidadania da ONG Agência do Bem. Mais de 120 alunos já participaram do projeto. Além de ensinar instrumentos musicais,como clarinete e violino,o programa aborda temas de cidadania. Destaques são selecionados para a Orquestra Jovem da Guanabara,preparando-os profissionalmente. Inscrições são abertas semestralmente para jovens de 7 a 17 anos. O foco é proporcionar oportunidades para crianças de baixa renda.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Mais de 120 alunos de escolas públicas de Niterói já passaram pela Escola de Música e Cidadania (EMC) em Piratininga,um dos 34 polos da iniciativa,coordenada pela ONG Agência do Bem,que completa 19 anos em setembro.

Vaquinha: Músicos da Grota fazem vaquinha para tocar na AlemanhaMpox em Niterói: secretária de Saúde diz que doença está sob controle

Inaugurado há dois anos em Niterói,o polo da EMC atende atualmente,de forma gratuita,35 crianças e jovens,com idades entre 7 e 17 anos. A escola oferece aulas de música às terças,quintas e sextas,das 13h30 às 16h30.

Entre as habilidades ensinadas estão mais de 15 instrumentos orquestrais,como clarinete,violino,violoncelo,trompete,trompa,flauta doce e flauta transversal,além de canto coral. O projeto também realiza oficinas de cidadania,em que são abordados temas para a formação dos alunos,como direitos humanos e sustentabilidade.

Kael aprendeu a tocar tuba na Escola de Música e Cidadania — Foto: Divulgação

Em 2022,com apoio do patrocinador,a ONG criou um grupo orquestral formado por alunos das Escolas de Música e Cidadania: a Orquestra Jovem da Guanabara,que recruta os destaques da EMC para uma apresentação,com o objetivo de preparar os jovens profissionalmente.

É o caso de Kael Felipe dos Reis Silva,de 12 anos. Aluno da EMC de Niterói,hoje o menino é tubista na Orquestra Jovem da Guanabara. Com experiência na flauta doce,ele decidiu expandir seus conhecimentos musicais e começou a estudar a tuba.

— Na escola,uma professora falou que eu tinha talento para a tuba,então eu comecei na Escola de Música e Cidadania aqui de Niterói e depois fui para a orquestra — conta o tubista mirim,que já se apresentou na Sala Cecília Meireles,no Centro do Rio,e sonha em tocar no palco no Theatro Municipal do Rio.

O polo da EMC fica na Avenida da Ciclovia Chico Xavier 4-A,em Piratininga. As inscrições gratuitas para novas matrículas abrem antes de começar o semestre,em janeiro e em julho. Caso a turma atinja o limite de alunos,é aberta uma lista de espera. A escola é restrita a jovens de 7 a 17 anos,moradores de regiões no entorno dos polos.

Para se inscrever,os responsáveis pelos jovens preenchem um formulário de pré-matrícula que pode ser acessado pelo site da instituição,em agenciadobem.org.br/inscricao-emc. O material pode ser preenchido a qualquer tempo. Depois,no período de inscrição,é necessário levar o formulário com os documentos do aluno até o polo,com cópias do RG do estudante,do RG e CPF do responsável e do comprovante de residência. Também é possível preencher o formulário diretamente no endereço acima.

De acordo com os organizadores do projeto,embora qualquer criança possa ser inscrita,a iniciativa tem o objetivo de gerar oportunidades para as de baixa renda,por meio da música.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap