Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Oito em cada dez profissionais que pedem seguro-desemprego têm ensino médio, aponta estudo

2024-09-12 HaiPress

Centro de atendimento ao trabalhador em Brasília: pedidos de seguro-desemprego podem ser feitos presencialmente — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 12/09/2024 - 04:00

Perfil dos Solicitantes de Seguro-Desemprego em Transformação

Estudo da LCA Consultores mostra que o perfil dos solicitantes de seguro-desemprego mudou. A maioria agora tem ensino médio completo,refletindo transformações no mercado de trabalho. Profissionais mais qualificados conseguem se recolocar mais facilmente,indicando estabilidade nos pedidos para o próximo ano.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

O perfil de quem solicita seguro-desemprego tem passado por mudanças. A principal delas é o grau de instrução desses profissionais. Cerca de oito em cada dez pedidos foram feitos por pessoas que tinham no mínimo o ensino médio completo. Esse grupo representava menos da metade das solicitações há 13 anos.

Lula,Bolsonaro,Temer,Dilma: Veja como ficou a inflação e o preço dos alimentos nos últimos governosApós considerar fechar fábricas: Volkswagen abandona acordo trabalhista e abre caminho para cortes de empregos

Um levantamento da LCA Consultores,com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),conduzido pelo economista Bruno Imaizumi,apontou que,em 2011,51,3% dos profissionais que solicitaram o benefício tinham até o ensino médio incompleto. Já outros 48,7% tinham concluído pelo menos essa etapa da formação escolar.

Uma situação bem diferente da constatada em julho deste ano,em que 76,4% das solicitações foram feitas por pessoas que tinham pelo menos a última etapa da educação básica.

Entenda: Por que as projeções para a Selic saltaram na última semana?

Segundo o estudo,o aumento nos números de pedidos de seguro por pessoas mais escolarizadas reflete “mudanças que ocorreram na demografia e no mercado de trabalho brasileiro na última década”,com a população acumulando mais anos de estudo. Outro fator é que o mercado de trabalho está aquecido,e os profissionais mais qualificados conseguem novos empregos mais facilmente.

— Em um momento de aquecimento do mercado de trabalho,é claro que o trabalhador mais escolarizado tem mais chances de se recolocar. Como se importa menos em perder o trabalho,ele geralmente procura acordos para deixar a empresa — afirma o professor de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) Renan Pieri.

Pedidos de seguro-desemprego

Em dezembro de 2011,% tinham ensino médio incompleto e 48,7% tinham ensino médio incompletoEm julho de 2024,23,6% tinham ensino médio incompleto e 76,4% tinham ensino médio completo

Outro fator analisado pelo levantamento foi a faixa etária dos solicitantes. Cerca de 32% dos pedidos foram feitos por profissionais com 40 anos ou mais. Já o grupo na faixa de 18 a 24 anos,respondeu com cerca de 18%.

Mais Sobre Emprego

Zanin pede vista e julgamento no STF sobre trabalho intermitente é interrompido

Demissões a pedido batem novo recorde. E mercado de trabalho pode começar a pressionar a inflação. Entenda

Pieri afirma que as projeções são de estabilidade em relação aos números de pedidos de seguro-desemprego para o próximo ano.

— Em tese,o mercado de trabalho deve atingir um platô de geração de vagas. E deve se manter no mesmo nível de solicitações do seguro — opina.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap