Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

OE2025? Presidente do CFP apela a "responsabilidade" nas propostas

2024-09-20 HaiPress

Na apresentação da atualização das Perspetivas Económicas e Orçamentais 2024-2028,em Lisboa,Nazaré da Costa Cabral deixou uma mensagem para este Orçamento do Estado,apontando que "para lá do efeito económico e das dinâmicas e interações económicas que possam surgir,qualquer medida tem impacto orçamental e sobre a trajetória da dívida".

 

"O CFP tem chamado sempre a atenção para a necessidade de não perder este ponto de vista e estar focado na importância de prosseguir o esforço coletivo de redução da dívida pública",destacou a responsável.

Já existe uma situação mais favorável relativamente à dívida,mas "ainda não estamos no ponto em que estamos completamente descansados e tranquilos",pelo que "é preciso criar-se margem orçamental suficiente,não apenas na dívida pública no produto mas também a de deixar de poder estar sob a alçada e sob o foco dos mercados financeiros e do mercado de dívida",afirmou a presidente do CFP.

Neste sentido,a responsável alertou ainda para que existe um alto nível de sensibilidade a variações na taxa de juro,pelo que "não é nada desejável poder comprometer a credibilidade que o país neste momento tem em termos de comportamento e evolução da dívida pública".

Concluindo,Nazaré da Costa Cabral apelou à "responsabilidade e quantificação dos impactos das medidas propostas,para que o país no médio prazo esteja em condições de fazer opções de politica económica".

Nestas projeções,elaboradas num cenário de políticas invariantes,o CFP estima um excedente orçamental de 0,7% do PIB este ano,ainda que não estejam incluídas medidas não aprovadas até agora,nem suficientemente contabilizadas.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap