Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Açores. Governo compensa pescadores devido à criação de áreas protegidas

2024-10-15 HaiPress

"Vamos primeiro fazer o estudo de quanto é que isso representa e fazer uma compensação com o Fundo Ambiental",disse Maria da Graça Carvalho,a propósito do impacto da medida do Governo dos Açores de proteger 30% do mar da região.

 

A ministra do Ambiente e Energia adiantou ainda que o "mecanismo será o mesmo" utilizado para a área marinha protegida da Pedra do Valado,no Algarve,que resultou numa compensação global aos pescadores de 1,2 milhões de euros.

Maria da Graça Carvalho garantiu que a compensação aos pescadores será assumida a 100% pelo Governo da República por via do Fundo Ambiental.

Esta semana,a Assembleia Regional dos Açores vai discutir e votar no plenário que arranca na terça-feira,na Horta,a proposta do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) para criar a Rede Regional de Áreas Marinhas Protegidas.

Aos jornalistas,o presidente do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM),José Manuel Bolieiro,apelou aos partidos para que a iniciativa seja aprovada por unanimidade.

"A Assembleia Legislativa tem a responsabilidade,mesmo que haja algum ajustamento de redação que é sempre bom no diálogo e na concertação,de garantir a unanimidade desta votação",salientou.

José Manuel Bolieiro elogiou a medida anunciada pela ministra e deixou uma "palavra de confiança a todos os armadores e pescadores",lembrando que a "criação das áreas de reserva marinha protegida no limite dos 30% é o objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas".

"Há aqui este compromisso de no quadro de um estudo que será realizado para definir,nunca para menos e sempre para mais,o valor do risco de indemnização pela perda declarada e demonstrada de rendimento por causa direta das áreas de reserva marinha protegida para ter o cofinanciamento plurianual do Fundo Ambiental",detalhou o líder regional.

José Manuel Bolieiro realçou que a "dimensão atlântica marítima de Portugal se deve aos Açores" e defendeu que a região deve "liderar pelo exemplo" na proteção marinha de forma a garantir a "solidariedade intergeracional".

"A sustentabilidade das pescas precisa de garantir áreas de reserva marinha protegida para que a biomassa e o pescado exista e persista ao longo de muitos anos no mar dos Açores",assinalou.

"Não podemos adiar. Devemos liderar pelo exemplo. É no quadro desta liderança por exemplo que queremos já definir no plenário [do parlamento regional] desta semana estas áreas de reserva marinha protegida atingindo 30% do mar protegido dos Açores",acrescentou.

O Governo dos Açores,em parceria com a Fundação Oceano Azul e com a Waitt Fondation,anunciou a intenção de transformar 30% dos mares da região (cerca de 300 quilómetros quadrados) em áreas marinhas protegidas,metade dos quais em regime de "proteção total".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap