Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Mudanças climáticas: impacto em áreas litorâneas será tema de debate na UFF

2024-10-25 HaiPress

Carro fica pendurado em árvore próximo a hotel,em Camboinhas,Niterói,após temporal em fevereiro deste ano — Foto: Rafeal Timileyi Lopes

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/10/2024 - 05:04

Debates sobre Mudanças Climáticas em Áreas Costeiras: Encontro Brasil-Portugal na UFF

Pesquisadores de Brasil e Portugal debatem impactos das mudanças climáticas em áreas litorâneas na UFF. Evento discute adaptação e resiliência,alertando sobre prejuízos em Niterói. Encontro anual aborda gestão costeira e estratégias de mitigação.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Pesquisadores de Brasil e Portugal irão se reunir,na UFF,no Campus da Praia Vermelha,para debaterem os impactos que os litorais estão sofrendo como consequência dos eventos climáticos extremos em curso,durante o XIV Encontro da Rede Braspor,que será realizado de segunda (28) a quinta-feira que vem. Nesta edição,o evento,intitulado "Tecendo resiliência: desafios das mudanças ambientais nas zonas costeiras",vai discutir as mudanças ambientais em áreas litorâneas e promover o intercâmbio acadêmico. Desde 2010,o grupo acompanha e produz documentos em temas como gestão costeira,impactos ambientais e resiliência. A programação inclui palestras,submissão de trabalhos e debates sobre estratégias para a adaptação às mudanças climáticas.

Eventos extremos: Cientistas listam desafios que novo prefeito de Niterói terá de enfrentarSinais de recuperação: Três novas espécies de aves são vistas nas lagoas da Barra e de Jacarepaguá

De acordo o professor do Instituto de Geociências da UFF,Fábio Dias,o encontro se torna mais desafiador diante do atual cenário climático. Ele esteve à frente de um estudo comprovando que Niterói já enfrenta problemas ocasionados por essa dinâmica,como o aumento dos temporais,que atingiu a cidade em outubro do ano passado. O coordenador do encontro também fez um outro alerta: a cidade pode ter mais de 24 mil pessoas e oito mil imóveis diretamente impactados pelos eventos climáticos. E ver o setor imobiliário ter prejuízo de mais de R$ 8 bilhões nas próximas décadas.

— Esse é um evento que marca o encontro de pesquisadores que estudam o litoral em qualquer área. Pode ser a área social,biológica,pode ser o gerenciamento costeiro. Como a zona costeira é uma de transição entre os ambientes marinho e o continental,uma das principais consequências do aquecimento global é a expansão térmica dos oceanos e o derretimento das geleiras. Ou seja,o nível do mar surge como uma das maiores forças da transformação dessas zonas— explica.

As reuniões da rede acontecem todo ano de maneira alternada,no Brasil e em Portugal.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap