Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

e-Título nao pode mais ser baixado: veja outras formas de justificar o voto

2024-10-25 HaiPress

O e-título é a versão digital do título de eleitor — Foto: Divulgação/TSE

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/10/2024 - 05:47

"e-Título não disponível: como justificar voto"

O aplicativo e-Título não pode mais ser baixado para justificar o voto. Eleitores devem usar o sistema Justifica do TSE no dia da eleição ou até 60 dias depois. A ausência pode ser justificada com atestados online ou presencialmente. O Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) é necessário,com o número do título eleitoral correto,para garantir a regularização.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

No segundo turno das eleições 2024,33,9 milhões de brasileiros alfabetizados entre 18 e 70 anos são obrigados a votar ou justificar sua ausência. Caso não compareça à votação,que ocorrerá em 27 de outubro,o eleitor deve justificar a falta no mesmo dia,seja pelo aplicativo e-Título,cujo prazo para obtenção se encerrou em 5 de outubro,ou pelo sistema Justifica no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A justificativa pode ser feita online para aqueles em situação regular na Justiça Eleitoral.

Eleições 2024: que documento preciso levar para votar?Saiba data e horário do segundo turno das Eleições 2024 para prefeito

Se a justificativa não for apresentada no dia da eleição,o cidadão tem até 60 dias após o pleito para regularizar sua situação. Para isso,é necessário submeter um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) com documentos que comprovem a ausência,como atestados médicos ou de viagem. Esse processo pode ser feito pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica,ambos disponíveis no portal do TSE.

Como justificar o voto sem o e-título:

Quem estiver ausente do seu domicílio eleitoral no dia e horário da eleição (das 8 às 17 horas) poderá justificar o voto,utilizando o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). O documento pode ser obtido nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais,postos e centrais de atendimento),nos portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais e,no dia do pleito,nos locais de votação ou de justificativa,e em outros locais previamente autorizados pela Justiça Eleitoral.

O formulário deve ser preenchido com o número do título eleitoral (não será aceito CPF) do eleitor. Aqueles que tiverem dados incorretos,que não permitam a identificação do eleitor ou da eleitora,não serão aceitos para o processamento da justificativa de ausência na eleição.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap