Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Como o Brasil contornou a resistência da Argentina e do G7 e o que acontece hoje no G20

2024-11-19 HaiPress

Países do G7 pressionam,mas Brasil resiste em reabrir texto da declaração do G20 sobre guerra na Ucrânia — Foto: Ludovic MARIN / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/11/2024 - 07:42

Brasil lidera diplomacia climática no G20

O Brasil supera resistências da Argentina e do G7 no G20 em prol do combate à mudança climática. Diplomacia eficaz contorna impasses,garante acordos e destaca-se na presidência do G20,consolidando avanços globais. Destaque para a Aliança Global contra a Fome e Pobreza.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Hoje o grande tema do G20 será o combate à mudança climática. O assunto já está no Comunicado Conjunto,então o que será hoje? Perguntei isso aos diplomatas hoje cedo e eles contaram que querem fortalecer os compromissos dos países de terem novas metas nacionais mais fortes. O presidente Lula dirá que já divulgou suas novas metas (NDCs) e já combinou de passar para um outro país que também anunciará as metas. Este país será o Reino Unido. A partir daí farão convocação a outros países.

Os avanços do Brasil no G20: A soma de avanços globais,como o combate à fome e a citação dos super-ricos,consolida o sucesso da presidência brasileira no G20G20:Veja os 10 pontos principais da declaração final da cúpula

— Vamos trabalhar com a ideia de que o Rio não é Baku. Ou seja não queremos substituir o que acontece agora na COP29 - me disse um diplomata.

Mas na verdade o Brasil já estará trabalhando para aumentar a possibilidade de que Belém,a COP 30,dê certo.

Ontem foi um dia intenso. Com muita estratégia diplomática foram resolvidos os dois grandes problemas. De um lado a Argentina,de outro a G7 bloqueando a divulgação do Comunicado Conjunto. E o que o Brasil fez?

G20 no Brasil: Reforma de organismos multilaterais não vai avançar. Entenda a razão

Primeiro em relação a Argentina,foi negociado que o presidente Javier Milei falaria de novo deixando claro seus pontos de discordância. Tudo coreografado,Lula passou a palavra para Milei que fez seus pontos. Não concordava com os artigos que tratavam da ação do Estado para combater a fome,com a referência à igualdade de gênero,com a menção à taxação do super-ricos,e também é contra metas de combate à mudança climática. Ele fez seu discurso,e o governo argentino soltou uma nota em Buenos Aires. Assim atendido,ele assinou a declaração em nome do “consenso”. Os brasileiros,com jeitinho,mostraram que ele estava ficando isolado e impedindo o Comunicado.

No caso do G7,a grande briga era encabeçada principalmente por Estados Unidos e França. Eles queriam reabrir o comunicado já fechado. Se abrisse seria uma vespeiro e talvez não fechasse mais. E seria um fracasso. O Brasil fez pé firme. Não reabriu e foi negociando retoques. Ao fim as palavras “infraestrutura”,no artigo sétimo,e “especificamente”,no artigo 9,satisfizeram os resistentes. Achavam que assim ficava mais forte a referência à guerra da Rússia contra a Ucrânia.

G20 no Brasil: BID vai direcionar US$ 25 bilhões,em três anos,para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Desta forma o dia terminou com sucesso para o Brasil. É bom lembrar que as últimas duas presidências do G20,Índia e Indonésia,tiveram resultados fracos. Naquelas reuniões,em 2022 e 2023,houve declaração final,mas não houve declaração a nível ministerial. E foram esses compromissos a nível ministerial que deram consistência ao que foi decidido no Comunicado Final do Rio. Na Índia e na Indonésia,toda vez que se discutia um tema entre os ministros,vários países diziam que não podiam assinar nada se não houvesse condenação à Rússia. A estratégia brasileira foi contornar isso,e dizer sempre que esse assunto seria tratado na cúpula. Foi limpando o caminho e conquistando vitórias. A maior de todas foi a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. E de novo foi preciso a diplomacia brasileira suar a camisa e convencer Milei de que ele ficaria sozinho,fora da Aliança.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap