Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

'Ambição turbinada': por que a Índia virou 'Meca' de lançamento de naves comerciais e satélites estrangeiros?

2024-12-06 HaiPress

Índia lança satélites para missão Proba-3 — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 05/12/2024 - 10:00

Índia: Centro Espacial Acessível e Ambicioso

A Índia se destaca como centro de lançamento espacial acessível,impulsionando sua ambição com tecnologia adaptada e engenheiros qualificados. O país recentemente lançou com sucesso satélites europeus para estudar a atmosfera solar,mostrando sua crescente importância no cenário espacial global.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A Índia lançou com sucesso no espaço nesta quinta-feira um par de satélites europeus que criarão eclipses solares artificiais para ajudar os cientistas a ter um raro vislumbre da misteriosa atmosfera do Sol. Nova Délhi surgiu como uma opção confiável e de baixo custo para colocar espaçonaves comerciais e satélites de outros países em órbita. Por quê?

Prisão,destituição,assassinato e condenação à morte: o turbulento histórico de presidentes da Coreia do SulPolícia investiga: CEO morto a tiros em Nova York tinha salário de R$ 5 milhões e iria discursar sobre receita trilionária de seguro

Especialistas dizem que Nova Délhi pode manter os custos baixos copiando e adaptando a tecnologia existente,e graças a uma abundância de engenheiros altamente qualificados que ganham uma fração dos salários de seus colegas estrangeiros.

O país mais populoso do mundo turbinou suas ambições espaciais na última década com seu programa espacial crescendo consideravelmente em tamanho e impulso,igualando as conquistas de potências estabelecidas a um preço muito mais barato.

Em agosto de 2023,tornou-se apenas a quarta nação a pousar uma nave não tripulada na Lua,depois da Rússia,Estados Unidos e China. O primeiro-ministro indiano,Narendra Modi,também anunciou planos no ano passado para enviar um homem à Lua até 2040.

Nesta quinta,por exemplo,cientistas irromperam em aplausos entusiasmados no local de lançamento de Sriharikota quando o chefe da Organização de Pesquisa Espacial Indiana (Isro) anunciou que a nave espacial com satélites europeus havia sido ejetada conforme planejado.

— A nave espacial foi colocada na órbita correta — disse o chefe da Isro,S. Somanath.

O lançamento,originalmente programado para quarta-feira,mas atrasado por uma falha técnica,foi para a missão "Projeto para Autonomia a Bordo 3" (Proba-3) da Agência Espacial Europeia,parte de uma série de "missões em órbita para testar novas tecnologias".

A missão,a um custo de 200 milhões de euros,cria eclipses solares totais artificiais posicionando dois satélites a 150 metros de distância um do outro.

A sombra projetada por um satélite permite que o outro observe fenômenos solares enquanto bloqueia a luz do próprio Sol.

"Por seis horas seguidas,ele será capaz de ver a tênue atmosfera do Sol,a coroa,na região difícil de observar entre a borda do Sol e 1,4 milhão de quilômetros de sua superfície",disse a Agência Espacial Europeia em uma análise de pré-lançamento.

O projeto ajudará os cientistas a responder perguntas importantes,incluindo por que a coroa é muito mais quente do que o próprio Sol e como a produção de energia do Sol muda ao longo do tempo.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap