Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Prefeitura do Rio diz que vai elaborar plano de ação para criar o BRT Metropolitano; entenda

2025-01-03 HaiPress

BRT Metropolitano: Paes determina elaboração de plano de ação para integrar meios municipais e intermunicipais; dois terminais da Transbrasil poderiam ser usados — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo / 08-04-2024

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 02/01/2025 - 18:26

Prefeitura do Rio planeja BRT Metropolitano para integrar transportes municipais e intermunicipais na Baixada Fluminense.

Prefeitura do Rio planeja criar BRT Metropolitano para integrar transportes municipais e intermunicipais,com foco em beneficiar passageiros da Baixada Fluminense. Eduardo Paes busca recursos para comprar mais ônibus e expandir o sistema,visando melhorar a mobilidade na região.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Depois de concluir o corredor Transbrasil no último mandato,Eduardo Paes agora quer implantar o chamado “BRT Metropolitano” na cidade. Na prática,explica o prefeito,a ideia é fazer a integração entre os transportes municipais e intermunicipais. Por isso,a elaboração de um plano de ação por parte da Secretaria municipal de Transportes foi determinada pelo município,para pensar medidas que permitam a implementação desse sistema.

Início de ano mais 'salgado': ônibus,trens e táxis terão tarifas reajustadasBeneficiários: Passagem de trem continuará custando R$ 5 para beneficiário da tarifa social,mesmo após reajuste,garante secretário de transportes

— (É para) Passar a tratar com dignidade também a população de Duque de Caxias,São João de Meriti,Nova Iguaçu,que vem (para o Rio),trabalha no Rio de Janeiro,e hoje não está tendo o mesmo tratamento que a cidade do Rio,que pode usar o BRT Transbrasil com mais rapidez,mais conforto e com segurança — disse Paes em entrevista coletiva,logo após tomar posse,na Câmara dos Vereadores do Rio.

Um “modelo ideal” que pode ser seguido é o do Terminal Deodoro,conforme pontuou o prefeito. No local,passageiros vindos da Zona Oeste,de novas linhas de ônibus ou de serviços que foram transferidos para o terminal,inaugurado em setembro de 2023,acessam os serviços dos corredores Transbrasil e Transolímpica. Essa deve ser a ideia seguida no BRT Metropolitano,só que de passageiros vindos da Baixada Fluminense,reforçou Paes.

Terminal Deodoro,inaugurado em 2023 — Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio

Novo governo: conheça as medidas que constam dos primeiros 46 decretos do prefeito Eduardo Paes

Na Transbrasil,que tem faixa exclusiva entre os terminais Gentileza e Deodoro,os terminais Missões e Margaridas foram planejados para realizar justamente essa integração com ônibus intermunicipais,mas que acabaram servindo como áreas de manobra para os articulados,conforme noticiado à época da inauguração do corredor da Avenida Brasil.

— O BRT Transbrasil já foi o BRT construído com essa visão metropolitana. A gente tem ali o Terminal das Missões e o Terminal Margaridas praticamente prontos,a gente fez infraestrutura básica. É obvio que isso (funcionamento) depende de uma coordenação metropolitana — observou Eduardo Paes.

Entre os 46 decretos publicados no primeiro Diário Oficial do ano,está um que determina a elaboração,em até 60 dias,de um plano de ação para a expansão do sistema BRT no Rio. A SMTR deverá apresentar “medidas e intervenções que viabilizem e estimulem a integração dos modos municipais de transporte coletivo com os modos intermunicipais”.

Segundo Eduardo Paes,é necessária a compra de mais ônibus para o sistema. Por isso,ele afirma já ter conversado com o presidente Lula para tentar captar recursos do governo federal para isso.

Além dos BRTs,a Avenida Brasil faz parte do trajeto de linhas municipais que fazem ligações entre o Centro e as Zonas Norte e Oeste,além de linhas intermunicipais que se destinam à Baixada Fluminense,sob o chapéu do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro-RJ),órgão que está em processo de elaboração de um novo edital de licitação para os ônibus intermunicipais.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap