Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Protetor solar, leque, muita água e até ida a shoppings: veja como driblar o calor no Rio

2025-01-22 IDOPRESS

Célia Regina caminha na Pista Cláudio Coutinho,na Urca: “Se não estou aqui,tento passear em algum shopping: vejo as modas e ainda aproveito o ar-condicionado” — Foto: Agência O Globo / Gabriel de Paiva

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/01/2025 - 21:20

"Dicas para enfrentar o calor no Rio de Janeiro"

No Rio de Janeiro,onde o calor pode chegar aos 40°C,dicas como protetor solar,leque e hidratação são essenciais para enfrentar o clima. Além disso,frequentar shoppings e praias à noite também são opções para driblar as altas temperaturas.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Acabou o refresco. Os primeiros dias de janeiro e suas temperaturas surpreendentemente amenas ficaram mesmo para trás. O verão,enfim,chegou com tudo e o famoso slogan Rio 40 graus,pode ser,mais uma vez,tomado ao pé da letra. Enquanto uns festejam,outros torcem o nariz. Uma coisa,no entanto,une os dois grupos: a necessidade de se proteger de alguma forma do sol forte e do excesso de calor. O GLOBO registrou algumas das estratégias adotadas pelos cariocas para “atravessar o deserto”.

Saiba mais: Verão do Rio tem água muito gelada,calorão na casa dos 40°C e banho de mar noturnoVeja também: Policial civil suspeito de matar empresário na Barra da Tijuca é preso

Pela previsão do site Climatempo,os termômetros devem permanecer acima dos 30°C até domingo pelo menos. Hoje a máxima prevista é de 37°C; na quinta e na sexta haverá uma pequena queda,mas não muito: 34°C e 32°C,respectivamente. O calorão volta no sábado. No domingo,uma frente fria começa a chegar e a semana que vem,segundo a previsão estendida do site,será de temperaturas variando entre 27°C e 28°C. Bem mais fresco. A tendência segue até o primeiro fim de semana de fevereiro,com previsão de retomada para níveis acima de 30°C apenas para o dia 4.

— Até a semana passada,a gente observou,no Rio,temperaturas na casa dos 27°C a 29°C,muito guiadas pelo fenômeno climático La Niña,que faz com que a gente tenha mais presença de algumas massas de ar frio na cidade. Esta semana,o que que aconteceu é que voltamos a ter as condições próprias do verão. Essa oscilação é esperada quando se trata do La Niña. Só que esse período vem com um calor até exagerado,por conta das mudanças climáticas. Quando faz calor,faz calor de verdade,não é qualquer calor,é sempre acima da média — observa César Soares,meteorologista da Climatempo.

Cinco dias nas alturas

O que os meteorologistas medem com instrumentos e cálculos,os cariocas sentem na pele. Desde a manhã da última sexta-feira,o Rio está no Nível 3 de Calor (NC3),em escala,definida pela prefeitura,que vai até cinco. A classificação permanecia inalterada até a noite de ontem com tendência de seguir assim ao longo do dia de hoje. Esse calor caracteriza-se quando há registro de índices de calor alto (de 36°C a 40°C) com previsão de permanência ou aumento por,ao menos,três dias consecutivos. Nesta classificação,são iniciadas ações de comunicação para alerta à população por meio dos canais oficiais da prefeitura,avisos em mobiliário urbano nas vias de transporte e pela imprensa.

Ontem a máxima foi de 40,4ºC em Irajá. Pela medição do Alerta Rio,da prefeitura,a cidade registrou cinco dias seguidos de temperatura máxima acima dos 39ºC,com pico no domingo,de 41,9ºC. Confira o que os cariocas fazem para driblar o calorão:

Protetor Solar,boné,leque e até guarda-chuva

Isabele Ribeiro amamenta o filho sob a barraca,no Leme: “Praias e cachoeiras têm sido os nossos refúgios” — Foto: Agência O Globo / Gabriel de Paiva

Se proteger é fundamental. Aos 64 anos,Maristela Siqueira usa todos os artifícios para se proteger do sol. A aposentada vive no Méier,mas não perde uma oportunidade de caminhar na orla. Sempre com a pele trabalhada no filtro solar,óculos de sol,boné e até a boa e velha “sombrinha”. A idosa é firme ao afirmar que não deixa de cuidar da saúde:

— É certo que a maioria dos cariocas,assim como eu,vai para os lugares mais fresquinhos e abertos. Só que isso exige um cuidado maior com a pele.

Se a opção for a praia,não tem jeito: protetor solar sempre renovado,guarda-sol e... leque. A secretária Patrícia Brasil,de 52 anos,revela que não tira o leque vermelho da bolsa até o fim da estação.

— Nesse verão,eu gosto de ficar na praia,mesmo que todas estejam sempre cheias. Até mesmo na sombra,fico pingando. Estou apelando para tudo — relata.

De olho nos remédios

Quem precisa tomar medicamentos diariamente,como hipertensos e diabéticos,deve redobrar a atenção para não esquecer o remédio. Isso porque o calor em excesso pode desestabilizar o metabolismo e se tornar um perigo em potencial. A Secretaria municipal de Saúde relata aumento de procura de suas unidades nesses casos durante uma sequência de dias mais quentes.

Trilhas,parques e até shoppings: lugares frescos

Enquanto a maioria corre em direção ao mar,a engenheira Heloísa Oliveira,de 39 anos,e a filha Mariana Ayumi,de 7,que vivem no Leblon,buscam se aventurar pelas outras belezas que o Rio oferece. Ontem,as duas fizeram a trilha do Pão de Açúcar e montaram toda uma programação que ainda incluía um mergulho na Praia Vermelha e,por fim,um sorvete.

— Vim na expectativa de estar na natureza,num local arborizado e que estivesse com vento batendo,mas até na trilha estava complicado. Esta semana ainda devemos ir ao Jardim Botânico porque é uma outra opção no calor — detalha.

O vendedor dá seu jeito para se proteger do sol,em Madureira — Foto: Agência O Globo / Domingos Peixoto

Assim como as duas,Celia Regina,moradora do Flamengo,tirou o dia para fazer uma caminhada na pista Claudio Coutinho,na Urca. Quando não está ali,ela gosta de passear pelos shoppings:

— Acho horrível o calor,me sinto muito desgastada fisicamente. A praia é muito cheia,então dispenso. Sendo assim,venho para cá,esse lugar lindo e de paz. Se não estou aqui,tento passear em algum shopping porque aí junto o útil ao agradável: vejo as modas e ainda aproveito o ar-condicionado.

Hidrate-se e fique de olho nas crianças e nos idosos

Garantir uma hidratação adequada é fundamental em dias de calor. O secretário municipal de Saúde,Daniel Soranz,explica que a preocupação em relação a idosos e crianças deve ser redobrada:

— A gente observa que sempre há picos de atendimento a casos de desidratação nas unidades de saúde nesta época. E o problema é maior com crianças e idosos,que têm uma dificuldade maior de perceber a sede.

Além de manter o olho vivo na hidratação,Isabele Ribeiro,de 22 anos,se preparou comprando roupas com proteção e uma espécie de barraquinha inflável com piscina para conseguir levar seu bebê para brincar na areia:

— Eu me sinto privilegiada por ter ar-condicionado em casa,mas mesmo assim,às vezes,só um banho bem gelado é capaz de aliviar. Comprei uma barraquinha e tudo para o meu filho conseguir aproveitar também. Praias e cachoeiras têm sido os nossos refúgios.

Com todo respeito ao sol

Se for à praia,à cachoeira,ao parque ou à trilha,evite sempre exposição prolongada ao sol e tome muito cuidado com produtos para bronzeamento. Prefira sempre o protetor solar. Nesta época,de acordo com a SMS,são comuns atendimentos a pessoas com queimaduras de segundo e até terceiro graus devido ao exagero na hora de “pegar um bronze”. O que era para ser divertido termina dolorido.

Pets também sentem calor

Não são só os tutores que sofrem com o calor. Neste período,é preciso atenção especial com a hidratação dos pets. Aquele passeio pela vizinhança também precisa ser bem planejado. Dependendo da hora,as patinhas podem sair machucadas.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Por onde anda Bruno Spindel? Boto opta pela permanência do diretor de futebol no Flamengo, mas em outra função; entenda

Nova novela de Aguinaldo Silva será ambientada na mesma comunidade de outra trama do autor

'Por que não abordar como Game of thrones ou Succession?', diz diretor de série sobre grupo que elegeu últimos 3 presidentes do Flamengo

Brasileiros protestam em quatro cidades contra atrasos nos vistos para Portugal

Morre no exílio na Nicarágua o ex-presidente salvadorenho Mauricio Funes, condenado à revelia por corrupção

Protetor solar, leque, muita água e até ida a shoppings: veja como driblar o calor no Rio

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap