Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Stand up paddle é fácil de aprender, fortalece os músculos e oxigena o cérebro; conheça

2025-02-08 HaiPress

O SUP oferece múltiplos benefícios físicos e psicológicos que promovem o bem-estar geral — Foto: Freepik

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 07/02/2025 - 20:36

"Os Benefícios do Stand Up Paddle: Esporte Aquático em Crescimento"

O stand up paddle é um esporte em crescimento,fácil de aprender e com benefícios físicos e psicológicos. Praticado em diversos ambientes aquáticos,fortalece músculos,melhora equilíbrio e reduz estresse. Com origens no Havaí,ganha popularidade nos EUA,Argentina e Brasil,sendo acessível a todas as idades. Além disso,promove conexão com a natureza e oxigenação cerebral,sendo recomendado para combater transtornos psicológicos. A prática é de baixo impacto e requer acompanhamento de instrutores para garantir segurança e evolução.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Caminhar sobre a água,conectar-se com o ambiente natural e sentir que o horizonte é o limite. Tudo isso enquanto o corpo se fortalece,o equilíbrio melhora e o estresse é reduzido. Alguns se referem à prática como uma meditação em movimento; outros,como um surfe mais tranquilo. O fato é que o stand up paddle — também conhecido como SUP,por sua abreviação — teve um notável aumento em popularidade nos últimos anos.

'Xô,preguiça': como vencer a moleza que surge sempre no começo da tarde?Anvisa:reações a pomadas capilares aumentam em janeiro e fevereiro; veja lista de produtos aprovados

Segundo a Statista,plataforma alemã especializada em coleta de dados,nos Estados Unidos,a modalidade apresenta um crescimento constante desde 2013 e,em 2023,cerca de 4,13 milhões de pessoas a praticaram. Sua rápida aceitação se deve à acessibilidade e versatilidade — pode ser praticada em diferentes ambientes aquáticos por pessoas de várias idades e níveis de habilidade — além dos múltiplos benefícios tanto físicos quanto psicológicos.

Há diferentes versões sobre a origem do stand up paddle,embora a maioria concorde que a técnica,como conhecemos hoje,surgiu nas costas do Havaí em algum momento da década de 1940,quando John Ah Choi,um surfista local,começou a envelhecer e passou a usar um remo como apoio extra para pegar ondas em pé. Segundo a história,seus filhos o imitaram e adotaram a prática para monitorar suas aulas de surfe e tirar fotos dos alunos.

Parkinson: EUA aprovam dispositivo de infusão que fica sob a pele para tratar a doença; entenda

— Na Argentina,o stand up paddle cresceu exponencialmente na última década,tanto na vertente competitiva quanto na recreativa. Especialmente após a pandemia,popularizaram-se as opções de esportes ao ar livre que permitem a conexão com a natureza e consigo mesmo — comenta Ayelen González Gallardo,instrutora de SUP na We Paddle,uma escola localizada às margens do rio em Martínez,Buenos Aires.

No Brasil,o esporte também vem crescendo no número de praticantes,já contando com a Associação Brasileira de Stand Up Paddle (ABSUP). A prática foi trazida ao país pelo surfista Rico de Souza,tricampeão brasileiro e duas vezes vice-campeão mundial de longboard. Ele começou a praticar o SUP no Havaí e decidiu abrir as primeiras escolas voltadas para a prática em terras brasileiras.

Alternativas: as 3 melhores farinhas sem glúten que melhoram a digestão e fornecem proteínas

A prática desse esporte é possível em rios,lagos,lagoas e no mar,o que lhe permite alcançar mais adeptos do que outras atividades aquáticas,como o surfe,que depende de certas condições climáticas e de ondas para ser realizado.

— Pode ser praticado em qualquer corpo de água e sob diversas condições: com vento,sem vento,com água agitada ou tranquila. Isso é o que o diferencia — observa Claudio Ribas,instrutor de SUP com mais de 10 anos de experiência.

Ênfase na região central do corpo

O stand up paddle é um esporte completo,pois combina trabalho aeróbico com resistência. Além disso,por ser praticado na água,tem um grande impacto na saúde mental,reduzindo o estresse e promovendo uma sensação de calma.

— Melhora o equilíbrio,a capacidade aeróbica e trabalha muito a região core do corpo. — aponta Ramiro Heredia,médico clínico. — E tudo isso em espaços chamados azuis e verdes,cujos efeitos psicológicos já foram comprovados em diversos estudos.

Ricas em fibras: conheça frutas que ajudam no funcionamento do cólon e melhoram a digestão

Entre os principais benefícios da prática,tanto Heredia quanto os instrutores consultados destacam os seguintes:

Melhora o equilíbrio,a coordenação e a força: ao manter uma posição sobre uma superfície flutuante,fortalece-se toda a musculatura. Além disso,remar envolve movimentos de braços e tronco,promovendo a coordenação entre diferentes partes do corpo.

— São necessárias contrações isométricas do tronco inteiro e dos glúteos para permanecer em pé e realizar os movimentos necessários — explica Ribas.

Ativação do core: o SUP exige o uso constante dos músculos do núcleo,incluindo abdômen,lombar e oblíquos,essenciais para manter a estabilidade em qualquer situação.Fortalecimento do sistema cardiovascular: por ser uma atividade aeróbica,melhora a saúde do coração. Remar aumenta a frequência cardíaca,fortalecendo o músculo cardíaco e melhorando a circulação sanguínea.

O SUP pode ser praticado em diferentes ambientes — Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo

Sensação de bem-estar e conexão: no geral,a atividade física estimula a liberação de endorfinas,neurotransmissores relacionados à sensação de felicidade.

— O SUP,em particular,ao exigir concentração e equilíbrio,promove uma conexão plena com a natureza e consigo mesmo — observa Mercedes Conti Urabayen,psicóloga esportiva. — Tudo isso ajuda a equilibrar os níveis de cortisol e reduzir o estresse,melhorando também a qualidade do sono.

Oxigenação cerebral: Urabayen explica que,como toda atividade ao ar livre,ao aumentar a quantidade de oxigênio no sangue,melhora a oxigenação cerebral. Além disso,o contato com a água ajuda a regular a temperatura corporal,o que otimiza o desempenho físico e promove uma sensação geral de bem-estar.Combate a transtornos psicológicos: A psicóloga também afirma que está comprovado que a atividade física em contato com a natureza tem efeitos positivos em pessoas que sofrem de ansiedade e depressão:

— Por isso,é cada vez mais recomendada como apoio em tratamentos psicoterapêuticos.

O que é calistenia? entenda se a práticaé melhor que correr ou levantar pesos?

Baixo impacto

O stand up paddle não exige muitos requisitos para ser praticado.

— É um esporte que todos podem fazer,desde crianças de cinco anos até pessoas idosas — afirma Ribas.

Ele destaca que,por ser de baixo impacto para as articulações,é ideal para todas as idades:

— Não há condições físicas que impeçam a prática. Todos podem remar. A chave para evoluir está na constância.

Sol Barbero,instrutora de SUP em Mar del Plata,na Argentina,concorda:

— É um esporte para o qual você só precisa se animar,porque não é complicado. No entanto,você está no meio de um corpo d'água,o que às vezes pode gerar barreiras emocionais.

Ovo cozido perfeito: ciência chegou à receita ideal (e surpreendente)

Tanto ela quanto Ribas relatam que muitas pessoas procuram as aulas visando superar o medo da água.

Nesse sentido,ambos ressaltam que o acompanhamento de um instrutor é fundamental,tanto para ajudar os alunos a evoluírem quanto para evitar perigos típicos da navegação,como correntes e pedras no fundo do corpo d'água,entre outros riscos.

Por que algumas pessoas que bebem muito desenvolvem doença no fígado e outras não? Novo estudo responde

“A água é um ambiente totalmente diferente daquele em que as pessoas estão acostumadas a se movimentar,e compreender isso leva tempo”,alerta González Gallardo.

Os cursos para aprender os conhecimentos básicos da modalidade têm duração de quatro meses.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap