Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

PGR diz que plano para matar Lula, Alckmin e Moraes foi 'arquitetado e levado ao conhecimento' de Bolsonaro

2025-02-19 HaiPress

Jair Bolsonaro visita Senado Federal — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/02/2025 - 21:14

Denúncia de golpe: Bolsonaro acusado de saber de plano para matar políticos eminentes

O Procurador-Geral da República acusa Bolsonaro de saber de plano para matar Lula,Alckmin e Moraes. Denúncia aponta golpe de Estado frustrado. Bolsonaro responde negando acusações e minimizando preocupações.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O procurador-geral da República,Paulo Gonet,afirmou que o plano chamado "Punhal Verde e Amarelo" foi "arquitetado e levado ao conhecimento" do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo a denúncia apresentada nesta terça-feira,o plano previa matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva,o vice Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Delação: Cid relatou que Bolsonaro e Braga Netto 'esperavam que algo pudesse acontecer' para convencer militares a aderir a golpePunhal Verde e Amarelo: PGR diz que plano para matar Lula,Alckmin e Moraes foi 'arquitetado e levado ao conhecimento' de Bolsonaro

"Os membros da organização criminosa estruturaram,no âmbito do Palácio do Planalto,plano de ataque às instituições,com vistas à derrocada do sistema de funcionamento dos Poderes e da ordem democrática,que recebeu o sinistro nome de “Punhal Verde Amarelo”. O plano foi arquitetado e levado ao conhecimento do Presidente da República,que a ele anuiu,ao tempo em que era divulgado relatório em que o Ministério da Defesa se via na contingência de reconhecer a inexistência de detecção de fraude nas eleições",diz o texto assinado por Gonet.

O PGR denunciou o ex-presidente,o ex-ministro e general Braga Netto e mais 32 pessoas por participação em uma trama golpista para mantê-lo no poder após ser derrotado por Lula nas eleições de 2022. A denúncia será apreciada pela Primeira Turma da Corte após ser liberada pelo relator,Alexandre de Moraes.

Aviso de Múcio e notícia mostrada por Barroso: Como Lula soube da denúncia da PGR acusando Bolsonaro pela trama golpistaDenúncia: PGR afirma que 8 de janeiro foi 'última esperança' de plano golpista

De acordo com a acusação,Bolsonaro cometeu os crimes de organização criminosa armada,golpe de Estado,tentativa de abolição do estado democrático de direito,dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

O ex-presidente nega as acusações. Nesta terça,antes de a denúncia ser protocolada,Bolsonaro disse não ter preocupação com as imputações criminais.

— Você já viu a minuta do golpe? Não viu. Viu a delação do Mauro Cid? Não viu. A frase mais emblemática,tem uns 30 dias mais ou menos,um amigo que deixei em Israel falou o seguinte: "Que golpe é esse que o Mossad não estava sabendo?" Nenhuma preocupação com essa denúncia,zero — disse Bolsonaro,em visita ao Senado.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

PP e União Brasil fecham federação

Em quatro meses, Botafogo iguala número de derrotas sofridas em todo o ano de 2024; veja

INSS: entenda como funciona, para que serve e como cancelar desconto em aposentadorias e pensões

Nonato marca no fim e equipe alternativa do Fluminense arranca empate com o Unión Española

Botafogo perde para Estudiantes em mais um jogo ruim sob comando de Paiva e com falha clamorosa de John

AGU cria grupo para buscar recuperar valores descontados de benefícios do INSS

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap