Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

PGR diz que plano para matar Lula, Alckmin e Moraes foi 'arquitetado e levado ao conhecimento' de Bolsonaro

2025-02-19 IDOPRESS

Jair Bolsonaro visita Senado Federal — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/02/2025 - 21:14

Denúncia de golpe: Bolsonaro acusado de saber de plano para matar políticos eminentes

O Procurador-Geral da República acusa Bolsonaro de saber de plano para matar Lula,Alckmin e Moraes. Denúncia aponta golpe de Estado frustrado. Bolsonaro responde negando acusações e minimizando preocupações.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O procurador-geral da República,Paulo Gonet,afirmou que o plano chamado "Punhal Verde e Amarelo" foi "arquitetado e levado ao conhecimento" do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo a denúncia apresentada nesta terça-feira,o plano previa matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva,o vice Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Delação: Cid relatou que Bolsonaro e Braga Netto 'esperavam que algo pudesse acontecer' para convencer militares a aderir a golpePunhal Verde e Amarelo: PGR diz que plano para matar Lula,Alckmin e Moraes foi 'arquitetado e levado ao conhecimento' de Bolsonaro

"Os membros da organização criminosa estruturaram,no âmbito do Palácio do Planalto,plano de ataque às instituições,com vistas à derrocada do sistema de funcionamento dos Poderes e da ordem democrática,que recebeu o sinistro nome de “Punhal Verde Amarelo”. O plano foi arquitetado e levado ao conhecimento do Presidente da República,que a ele anuiu,ao tempo em que era divulgado relatório em que o Ministério da Defesa se via na contingência de reconhecer a inexistência de detecção de fraude nas eleições",diz o texto assinado por Gonet.

O PGR denunciou o ex-presidente,o ex-ministro e general Braga Netto e mais 32 pessoas por participação em uma trama golpista para mantê-lo no poder após ser derrotado por Lula nas eleições de 2022. A denúncia será apreciada pela Primeira Turma da Corte após ser liberada pelo relator,Alexandre de Moraes.

Aviso de Múcio e notícia mostrada por Barroso: Como Lula soube da denúncia da PGR acusando Bolsonaro pela trama golpistaDenúncia: PGR afirma que 8 de janeiro foi 'última esperança' de plano golpista

De acordo com a acusação,Bolsonaro cometeu os crimes de organização criminosa armada,golpe de Estado,tentativa de abolição do estado democrático de direito,dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

O ex-presidente nega as acusações. Nesta terça,antes de a denúncia ser protocolada,Bolsonaro disse não ter preocupação com as imputações criminais.

— Você já viu a minuta do golpe? Não viu. Viu a delação do Mauro Cid? Não viu. A frase mais emblemática,tem uns 30 dias mais ou menos,um amigo que deixei em Israel falou o seguinte: "Que golpe é esse que o Mossad não estava sabendo?" Nenhuma preocupação com essa denúncia,zero — disse Bolsonaro,em visita ao Senado.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap