Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Edinho diz que Lula foi usado por adversários e reafirma candidatura a presidência do PT: 'Estou indignado'

2025-03-10 IDOPRESS

O presidente Lula e Edinho Silva,prefeito de Araraquara e cotado para suceder Gleisi Hoffmann no comando do PT — Foto: Ricardo Stuckert/PR

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 09/03/2025 - 21:15

Edinho Silva critica vazamento e reafirma candidatura à presidência do PT

Em um evento em Matão,Edinho Silva expressou indignação com o vazamento de uma reunião entre Lula e membros da corrente majoritária do PT,afirmando que Lula foi "usado" para desestimular sua candidatura à presidência do partido. Apesar da resistência interna e da insatisfação de aliados de Gleisi Hoffmann,Edinho reafirmou sua candidatura,buscando apoio e unidade dentro do PT.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Em evento na cidade de Matão,no interior de São Paulo,o ex-prefeito de Araraquara,Edinho Silva,disse estar indignado com o vazamento de uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrantes da corrente majoritária do partido. Segundo Edinho,o presidente Lula foi "usado" ao ser convidado para a reunião com o objetivo de desestimular sua candidatura. O encontro tratou da sucessão de Gleisi Hoffmann na presidência do partido.

Segundo o colunista do GLOBO,Lauro Jardim,aliados da atual presidente da sigla demonstraram insatisfação com o nome de Edinho e disseram que estão trabalhando por outra candidatura. Em seu discurso,o ex-prefeito de Araraquara disse que o presidente foi usado pelos responsáveis pela reunião.

— O Lula vai para uma reunião para que a gente possa construir unidade e ela é vazada para a imprensa como instrumento de luta interna. Nós não podemos aceitar. Eu estou muito indignado com o que aconteceu,da forma como aconteceu,mas isso não me estimula. Ao contrário,isso me estimula a lutar para a construção do partido que nós temos que construir — afirmou.

Edinho confirmou na sua fala sua candidatura a presidente do partido,apesar da pressão de petistas contrários ao seu nome. O ex-prefeito lembrou que gostaria de ser o candidato de Gleisi Hoffmann,que chamou de "maior presidente da história do PT".

Eu sou candidato a presidente do nosso país. Eu quero muito ser presidente do PT com o apoio da presidenta Greise. Eu quero ser o candidato da presidenta Greise. Pra mim,a Gleise é a maior presidente da história do PT. E eu tive com a Gleise as duas vezes que ela foi candidata a presidente.

— Mas também vou respeitar se eu não for o candidato da Gleisi,porque eu acho que é assim que tem que ser um partido. A gente tem que respeitar as posições que são diferentes da nossa — afirmou.

De acordo com o colunista Lauro Jardim,após o vazamento da reunião lideranças da corrente Construindo o Novo Brasil (CNB),majoritária dentro do PT,iniciaram a coleta de assinaturas para registrar sua candidatura nos próximos dias. Além de ser o candidato preferido de Lula,Edinho tem o apoio de outras lideranças do PT,como José Dirceu,Jaques Wagner,Wellington Dias,Fernando Haddad e Alexandre Padilha.

Já Gleisi e outros integrantes do partido que demonstram resistência ao nome de Edinho tem defendido sua substituição por outras lideranças do partido,como o deputado federal José Guimarães.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap