Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Futuros de ações dos EUA e da Europa despencam

2025-04-07 IDOPRESS

Bolsa de Nova York,a NYSE,New York,Stock Exchange — Foto: AFP/Bryan R. Smith

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 06/04/2025 - 20:11

Mercados Globais em Queda: S&P 500 Rumo a Bear Market e Risco de Recessão nos EUA

Os futuros de ações dos EUA e da Europa caíram drasticamente,com o S&P 500 a caminho de um bear market. Analistas temem que a guerra comercial possa levar os EUA a uma recessão. O índice S&P 500 caiu 3,87%,enquanto o Nasdaq e o Dow Jones também registraram quedas significativas. Na Europa e na Ásia,os principais índices seguiram a mesma tendência de queda. Investidores aguardam medidas do governo Trump para aliviar a tensão nos mercados.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Os contratos futuros para os principaís índices dos Estados Unidos e da Europa despencam no fim deste domingo,sendo um prenúncio do que pode dominar o rumo do mercado financeiro na segunda-feira,quando são abertas as negociações regulares.

Edmar Bacha: ‘Trump tem mentalidade de comerciante e negocia ameaçando parceiros'Tarifaço global: Trump vê tarifas como ‘cura’ para uma economia 'doente' nos EUA,mas economistas discordam

Os contratos futuros do índice S&P 500 caíam 3,87% às 20h em Brasília,após o índice à vista ter recuado 10% nos dois dias anteriores. A queda nos futuros deixaria o índice à vista a caminho de uma desvalorização superior a 20% em relação ao recorde de fevereiro.

Os futuros do índice Nasdaq,que concentram papéis de tecnologia,caíam,no mesmo horário,5,1%,após o índice de tecnologia ter entrado em mercado de baixa na sexta-feira. Os futuros do índice Dow Jones perdiam 3,92%.

O VIX,que mede a volatilidade e é chamado de "índice do medo",atingia os 38 pontos.

Na Ásia,o Nikkei 225,principal índice da Bolsa de Tóquio,recuava 4,13%. Em Frankfurt,o futuro do índice DAX caía 5,3%; o CAC 40,em Paris,cedia 4,32%,e o FTSE 100,principal indicador da Bolsa de Londres,retraía 3,61%. O índice pan-europeu EuroStoxx 50,que reúne papéis de 50 empresas do continente,também desvalorizava,em queda de 4,32%. Até mesmo o bitcoin voltou a operar abaixo dos US$ 80 mil.

Por causa do tarifaço de Trump: Empresas americanas adiam abertura de capital

Os investidores,que esperavam algum alívio das medidas punitivas que ameaçam alimentar a inflação e iniciar uma recessão,não obtiveram sinal algum por parte do governo.

Altos funcionários econômicos do governo Trump,incluindo o secretário do Tesouro,Scott Bessent,minimizaram os temores dos investidores quanto à inflação e à retração econômica,não pediram desculpas pela turbulência nos mercados e insistiram,de forma desafiadora,que uma fase de crescimento está por vir.

— O sangramento continua porque Trump ou Bessent não disseram nada para acalmar os temores,e agora a alta prolongada está prestes a ter um fim melancólico — disse Jay Woods,estrategista-chefe global da Freedom Capital Markets,por telefone à agência Bloomberg.

— Estou cansado de ouvir que isso já era esperado. Continuamos ansiosos por um alívio e nada acontece. Se não ouvirmos algo de Trump muito em breve,a dor vai continuar — afirmou.

Na sexta-feira,o presidente do Federal Reserve,Jerome Powell,sinalizou que o banco central está em alerta máximo para uma possível alta da inflação,reduzindo as chances de cortes nas taxas de juros num futuro próximo.

— O Fed não está pronto para intervir,e se o presidente acha que a economia está bem,ele também não tem motivo para agir. Os investidores precisam entender que o preço combinado de exercício do 'policy put' continua caindo — disse Neil Dutta,economista-chefe da Renaissance Macro Research.

Webstories

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap