Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Capela Sistina em gráficos interativos: conheça o local onde cardeais se reunirão a partir de amanhã para escolher o novo Papa

2025-05-06 HaiPress

Capela Sistina — Foto: O GLOBO

O conclave que vai definir o novo Papa começa na quarta-feira na Capela Sistina,no Vaticano. O local passou a ser usado para a assembleia de cardeais em 1942,quando foi eleito o Papa Alexandre VI (1431-1503). A Capela,no entanto,leva o nome de Sixto IV,Pontífice de 1471 a 1484. Foi ele quem ordenou a restauração da antiga Cappella Magna. As obras,iniciadas e concluídas em 1473 e 1481,respectivamente,contaram com a decoração das paredes Sul com afrescos que contam a história de Moisés; as paredes do Norte,que narram a vida de Cristo; e a parede de entrada,além dos retratos dos antigos Pontífices.

Veja fotos: Vaticano prepara Capela Sistina para conclave que elegerá novo PapaEntenda: Por que a Capela Sistina é preparada para o ritual e qual a sua importância?Quem são os favoritos para suceder o Papa? Conheça os cardeais mais cotados

A decoração foi feita de 1481 a 1482 pelo pintores florentinos: Pietro Perugino,Sandro Botticelli,Domenico Ghirlandaio e Cosimo Rosselli. Depois,o Papa Júlio II,Pontífice de 1503 a 1513,contratou Michelangelo para pintar os afrescos do teto da capela,feitos entre 1508 e 1512. Mais de 20 anos mais tarde,o artista foi chamado a pintar o afresco,o "Juízo Final",na parede atrás do altar. A obra foi revelada em 1541.

PAREDE SUL

São seis afrescos que retratam cenas da vida de Moisés. Da direita para a esquerda.

PAREDE NORTE

São seis afrescos que retratam cenas da vida de Cristo. Da esquerda para a direita.

TETO

O Papa Júlio II,sobrinho de Sisto IV,decidiu modificar a decoração. Júlio II contratou Michelangelo em 1508 para pintar: o teto,a parte superior das paredes e as lunetas ou pinturas em arco,que circundam o teto. O trabalho foi concluído em outubro de 1512,e a capela foi inaugurada na Festa de Todos os Santos,em 1º de novembro,com uma solene missa. O teto é dividido em quatro partes: História de Noé e a Criação,Profetas e Sibilas,Cenas do Velho Testamento e Ancestrais de Cristo.

O JUÍZO FINAL

No final de 1533,o Papa Clemente VII,Pontífice de 1523 a 1534,encarregou Michelangelo de fazer o afresco da parede do altar,o Juízo Final,de 13,7 metros de altura por 12 metros de largura. A pintura resultou na perda de afrescos do século XV,incluindo o retábulo da Virgem Assunta entre os Apóstolos e os dois primeiros episódios das Histórias de Moisés e de Cristo,pintados por Perugino. A grandiosa composição foi pintada por Michelangelo entre 1536 e 1541 e têm mais de 300 figuras ao redor de Cristo.

Mais Sobre Papa Francisco

A declaração profética da irmã de Jorge Bergoglio em entrevista quando ele se tornou Papa Francisco

Roma tem 'concurso de batinas' para decidir quem vai vestir novo Papa; entenda

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap