Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Lula se reúne hoje com presidente do INSS e novo ministro da Previdência: conversa deve debater devolução de descontos

2025-05-06 IDOPRESS

A ministra Gleisi Hoffmann,o ministro Wolney Queiroz e o presidente Lula — Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 06/05/2025 - 00:00

Lula e ministros discutem devolução de descontos indevidos do INSS

O presidente Lula se reúne com ministros e o presidente do INSS para discutir a devolução de descontos indevidos a aposentados e pensionistas,além de estratégias para prevenir novas fraudes. A reunião busca soluções rápidas e seguras,com revisão dos processos de desconto e uso de tecnologia. Até a reformulação,descontos associativos estão suspensos. Lula segue para viagens à Rússia e China,com atualizações contínuas sobre o progresso das soluções.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta terça-feira,durante a tarde,com os ministros da Previdência Social,Wolney Queiroz; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos,Esther Dweck; da Secretaria de Relações Institucionais,Gleisi Hoffmann; da Controladoria-Geral da União,Vinicius de Carvalho; e com o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social,Gilberto Waller Júnior.

INSS:Oposição diz que irá protocolar nesta terça pedido de CPMI para investigar fraudesINSS: governo avalia sistema de contestação de autorizações de desconto antes de ressarcimento

O plano para garantir a devolução valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS deve ser debatido no encontro. O Palácio do Planalto tem cobrado pressa em uma solução. O adjunto do advogado-geral da União,Junior Divino Fideles,também participa da reunião.

As discussões sobre formas de ressarcimentos aos beneficiários que tiveram descontos indevidos ocorrem em conjunto com a tentativa de blindar o sistema contra novas fraudes.

Os técnicos foram encarregados de rever todo processo de permissão de descontos e apresentar sugestões que envolvam mais rigor e uso de tecnologias para evitar novas falhas.

O pedido feito pelo Planalto é de que o sistema tenha mais segurança,rigor e critérios rígidos para permissão de qualquer tipo de desconto em folha. Até que tenha uma reformulação desses sistemas,todos os descontos associativos estão suspensos.

Lula embarca na noite de terça-feira para Rússia e,em sequência,irá à China. No final da semana,Rui Costa irá encontrá-lo em Pequim e há previsão de que o ministro leve alternativas de soluções que possam ser avaliadas pelo presidente durante a viagem.

A orientação do Planalto é de que Lula seja informado a qualquer tempo da solução que for encontrada. Lula retorna ao Brasil na próxima terça-feira (13). Não há previsão que nenhum anúncio ao público seja feito antes disso,mas ao menos a saída já esteja encaminhada internamente até então.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap