Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

O cheiro do Papa: incenso criado por brasileiro será usado por Leão XIV em sua primeira missa

2025-05-16 IDOPRESS

A composição aromática,batizada de 'Pacem in Terris',é assinada pela empresa Incensos Milagros,do interior de São Paulo — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 15/05/2025 - 23:07

Incenso brasileiro será destaque na primeira missa do Papa Leão XIV

O incenso "Pacem in Terris",criado pelo brasileiro Martinho da Rocha,será usado na primeira missa do Papa Leão XIV. Produzido pela Incensos Milagros,de São Paulo,o aromático simboliza paz e unidade na Igreja Católica,inspirado na encíclica de São João XXIII. A composição inclui elementos abençoados por papas anteriores,simbolizando verdade,justiça,caridade e liberdade.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O incenso que será utilizado na Missa de início de Pontificado do Papa Leão XIV é uma criação brasileira. A informação foi publicada pelo Vatican News,portal de notícias oficial da Santa Sé. Segundo o portal,a composição aromática,batizada de "Pacem in Terris" (do latim,Paz na Terra) é assinada por Martinho da Rocha,fundador da empresa Incensos Milagros,do interior de São Paulo. A companhia fornece incensos para o Vaticano desde 2007.

Vice-presidente: Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIVPeregrinação: Bancada católica da Câmara articula caravana para visitar novo Papa Leão XIV no Vaticano

Martinho chegou a Roma nesta semana e entregou pessoalmente o incenso na Sacristia Pontifícia,nas mãos do dom Diego Ravelli,Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias do Varicano.

Em entrevista ao Vatican News,o empresário esclareceu que o nome não foi escolhido após o primeiro discurso do Papa,que aborda a paz como tema central. Ele explica que o nome é,na verdade,inspirado na encíclica "Pacem em Terris" de São João XXIII,publicada em 1963.

Mais do que um gesto simbólico,o incenso brasileiro é também uma expressão litúrgica profunda. A receita do aroma inclui grãos de outros incensos abençoados pelos Papas Bento XVI e Francisco,o que,segundo martinho,representa um sinal de continuidade e unidade dentro da Igreja Católica.

— Podemos dizer que a Missa do Papa Leão XIV,assim como seu discurso,será marcada pela paz. A fumaça perfumada que se eleva aos céus não é apenas incenso: é oração,é memória,é esperança — comenta.

Um incenso com mensagem teológica e espiritual

Segundo o autor,o incenso "Pacem in Terris" é inspirado nos quatro pilares propostos por São João XXIII em sua encíclica: Verdade; Justiça; Caridade; e Liberdade. Ele afirma que cada elemento da composição representa um valor espiritual:

Olíbano: representa a verdade divina e a oração que sobe aos céus.Mirra e Estoraque: evocam a justiça e a purificação.Nardo e Rosa: representam a caridade sacrificial e o amor divino e ecumênico.Lavanda: simboliza a liberdade interior,serenidade e esperança.

O autor define o incenso como "uma oração pela paz mundial,uma invocação de sabedoria para o novo Papa,e um sinal de colaboração fraterna entre os povos".

A trajetória da empresa junto à Santa Sé

O primeiro incenso da Milagros a chegar ao Vaticano era chamado de "Nossa Senhora Aparecida" e foi enviado em 2007,ainda no pontificado de Bento XVI,por ocasião da canonização de Frei Galvão.

Em 2013,foi criado o incenso "Benedictus",no momento da renúncia de Bento XVI. Martinho levou três caixas do aromático para Roma,sendo uma delas entregue para a Missa de início do pontificado de Francisco.

Ainda em 2013,foi produzido o incenso "Urbi et Orbi" para a Jornada Mundial da Juventude. Já em 2015,foi lançado o "Misericordiae". Em 2024,por ocasião do Jubileu da Esperança,a empresa desenvolveu o incenso "Peregrinantes in Spem".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap