Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Dia do Samba: rodas, bares e festa para curtir a data no Rio de Janeiro

2025-12-02 HaiPress

Samba no Beco do Rato e no Carioca da Gema,festa na quadra da Portela e mais: onde curtir o dia do samba no Rio — Foto: Leo Martins/O Globo; Nubra Fasari/Divulgação; Alexandre Cassiano

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 01/12/2025 - 17:42

Rio Celebra Dia do Samba com Festas e Roda de Samba Tradicional

O Dia do Samba no Rio de Janeiro,celebrado em 2 de dezembro,oferece uma vasta programação com rodas de samba e festas em locais icônicos da cidade. Destaques incluem a roda A Voz da Mulher Negra no Carioca da Gema,o Festival de Rodas do Trem do Samba na Portela e o Pagode da Garagem na Praça Tiradentes. As celebrações destacam a rica cultura afro-brasileira e clássicos do samba que embalam o Rio.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Todo dia tem samba no Rio de Janeiro,e,nesta data especial,o que não falta é festa. Celebrado nesta terça (2),o Dia do Samba espalha programação por todos os cantos: tem roda dedicada à voz de mulheres negras na Lapa,festa histórica na quadra da Portela,pagode na Praça Tiradentes e homenagem com clássicos que marcaram gerações. Confira algumas opções,entre rodas,bares e festas,para curtir e celebrar o ritmo que embala o Rio.

Carioca da Gema

Carioca da Gema: comemoração do dia do samba — Foto: Divulgação / Foto de Nubra Fasari

A casa abre a noite às 19h30 com a roda A Voz da Mulher Negra,gratuita,com mediação da cantora Flávia Saolli e convidadas que celebram a cultura afro-brasileira: Dida Nascimento,proprietária do Dida Bar,a modelo baiana Rojane Fradique e Carla Silva,guia turística especialista na região da Pequena África. Às 20h30,o grupo Três à Varejo assume o palco com clássicos como “Não Deixe o Samba Morrer” e “Agoniza,Mas Não Morre”.

Av. Mem de Sá,79,Lapa.

Trem do Samba na Portela

A quadra da Portela recebe o Festival de Rodas do Trem do Samba,embalado por três rodas: Terreiro de Crioulo,o Grupo Arruda e o Samba da Volta. A celebração também marca os 30 anos do Trem do Samba,idealizado por Marquinhos de Oswaldo Cruz. A entrada é gratuita,com retirada de ingressos pela plataforma Sympla.

Quadra da Portela. Rua Clara Nunes,81,Oswaldo Cruz. A partir de 17h.

Pagode da Garagem

O pagode que anima as terças faz edição especial do Dia do Samba,a partir das 18h. O ingresso é colaborativo e está disponível no Sympla.

Praça Tiradentes,Centro.

Beco do Rato

Beco do Rato,começo da Rua Morais e Vale — Foto: Leo Martins

A casa recebe a Resenha do Délcio Luiz,a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 29 e podem ser retirados no Sympla.

Rua Joaquim Silva,11,Lapa.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

A República? Ora, a república

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap