Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Crédito e depósitos? Banco de Cabo Verde alerta para elevada concentração

2024-08-20 HaiPress

No seu relatório de estabilidade financeira de 2023,o regulador cabo-verdiano constatou que "a elevada concentração da carteira de crédito reflete o alto nível de exposição a operações de maior risco e a mutuários pertencentes aos mesmos setores económicos".

 

Por sua vez,a elevada concentração bancária no mercado de depósitos destaca a forte dependência estrutural do financiamento das instituições,acrescentou.

"A combinação destes dois fatores contribui para amplificar o risco de contágio em todo o sistema bancário",alertou o BCV,que apontou ainda a reduzida dimensão da economia e o seu grau de forte dependência externa como outras das principais vulnerabilidades.

"Enquanto pequena economia insular e aberta,Cabo Verde está fortemente exposto aos desenvolvimentos externos,particularmente os da área do euro",constatou,indicando que um dos efeitos é a transmissão da inflação importada aos preços internos.

No relatório,o Banco de Cabo Verde identificou um conjunto de vulnerabilidades conjunturais do sistema financeiro do arquipélago,como o nível de crédito em incumprimento,que foi de 7,3% em 2023.

"Apesar da tendência de redução,o atual nível de risco de crédito poderá impactar o custo final de financiamento à economia e influenciar as condições gerais de concessão de crédito,condicionando assim a dinâmica da intermediação financeira",explicou.

O banco central concluiu que algumas empresas estão mais vulneráveis a nível financeiro com o levantamento das medidas de apoio à crise pandémica em 2022 e que continuaram a operar num contexto de inflação elevada em 2023,ainda que menos acentuada.

"Esta situação traduziu-se num aumento do risco de incumprimento do serviço da dívida para o sistema financeiro",salientou,constatando que a persistência de um elevado nível de endividamento do Estado (de cerca de 110% do PIB) é outro dos problemas financeiros do país.

Não obstante a "melhoria das contas públicas",o BCV alertou para a elevada ligação entre a banca e o setor público,quando comparado com as economias em desenvolvimento,e alguns mercados emergentes vulneráveis e países de baixo rendimento.

O regulador do sistema financeiro cabo-verdiano chamou ainda a atenção que a digitalização dos serviços na indústria bancária e o recurso crescente a meios digitais que induz à maior exposição ao risco de ataques informáticos.

Neste sentido,considerou que é "crucial" reforçar a capacidade de prevenção,deteção e gestão de ameaças cibernéticas no país.

Em 2023,a economia cabo-verdiana cresceu 5,1% e a inflação foi de 3,7%,conta os 7,9% do ano anterior.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap