Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Pequenas empresas: 84% esperam crescimento no faturamento nos próximos meses

2025-04-18 IDOPRESS

Bares no Largo São Francisco da Prainha — Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/04/2025 - 18:24

Mesmo com Juros Altos,84% das PMEs Brasileiras Esperam Crescimento

Apesar do pessimismo econômico gerado por juros altos,84% das pequenas e médias empresas brasileiras esperam crescimento no faturamento nos próximos meses,segundo a Sondagem Omie. A pesquisa revela que as taxas de juros são o principal entrave para 45% dos empresários,enquanto 51% acreditam na piora econômica. Mesmo assim,a confiança no desempenho interno persiste,com expectativa de novas vagas de emprego e aumento de custos afetando as PMEs.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O cenário de juros elevados segue como uma das principais dores das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras,contribuindo diretamente para o aumento do pessimismo em relação à economia nacional. É o que revela a quarta edição da Sondagem Omie das Pequenas Empresas,realizada pela plataforma de gestão em nuvem Omie.

Orçamento: Brasil paga as suas contas até 2026,mas o que vem pela frente?Confira: IFI diz que é preciso esforço fiscal adicional de R$ 72,6 bi para cumprimento da meta em 2026

Segundo o levantamento,45% dos empresários apontam as taxas de juros elevadas como o principal entrave para o crescimento de seus negócios — uma alta em relação aos 41% registrados na edição anterior,seguida de ‘altos custos com mão de obra’ (que também cresceu de 41% para 45%) e ‘elevada competitividade no segmento’ (42%).

O impacto da política monetária contracionista também se reflete na percepção geral sobre a economia: 51% dos entrevistados esperam piora do cenário econômico nos próximos seis meses,um avanço expressivo frente aos 39% observados em setembro de 2024.

A piora das expectativas ocorre em um contexto de manutenção da Selic em patamares elevados,aumento da inflação e previsão de desaceleração do PIB em 2025. Ainda assim,a maioria dos empresários segue otimista quanto ao desempenho de suas próprias empresas: 84% esperam crescimento no faturamento e 43% pretendem abrir novas vagas de emprego no curto prazo.

- O resultado positivo surpreende diante do cenário macroeconômico desafiador e das indicações de desaquecimento do mercado de PMEs nos últimos meses. No entanto,alguns fatores podem sustentar a visão otimista dos pequenos empreendedores em diversos segmentos,como a continuidade do crescimento da renda real do trabalho e o forte desempenho do Comércio nos últimos meses - analisa Felipe Beraldi,economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie.

Confira o ranking dos estados brasileiros mais expostos à guerra comercial entre EUA e China

Apesar disso,o aperto nas condições financeiras já tem efeitos práticos no dia a dia das PMEs. A menção à falta de capital de giro cresceu de 30% para 36% nesta edição,reforçando o peso do crédito mais caro sobre os pequenos negócios. Ao mesmo tempo,a demanda fraca deixou de ser o principal problema — a menção ao tema caiu de 30% para 26% —,o que reforça a confiança na manutenção das vendas,ainda que o acesso a recursos esteja mais difícil.

A sondagem também identificou que 80% das empresas tiveram aumento nos custos e despesas,reflexo direto da inflação e da elevação do salário mínimo,que pressiona os gastos com mão de obra — outra dor mencionada por 45% dos entrevistados.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap